Após a confirmação da morte de um macaco por febre amarela em Uberaba, divulgada no Boletim Epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) na última terça-feira (21), o Departamento de Controle de Endemias e Zoonoses alterou o itinerário desta semana da equipe do motofog.
O intuito é intensificar o combate ao mosquito Aedes aegypti nos bairros próximos à região onde os animais foram encontrados. Até o momento, não houve registro de cidadão com suspeita de febre amarela no município.
Nesta quinta-feira (23), a equipe irá atuar das 17h às 22h nos bairros Parque das Gameleiras I e II, Residencial Damha I e II, Moradas Uberaba I, Recreio dos Bandeirantes e Residencial Terra Nova. Na sexta-feira (24), o trabalho irá se concentrar das 17h às 22h nos bairros Residencial Estados Unidos I e II, Baronesa, Residencial Flamboyant I, II E III e Parque São José.
Nesta quarta-feira (22), a equipe esteve nos bairros Jardim Santa Clara, Parque das Aroeiras, Jardim Itália, Chica Ferreira, Valim Mello I e II, Jardim Alvorada e Jardim Maracanã.
Além das ações contínuas dos agentes das zoonoses no combate ao Aedes aegypti, com motofogs, limpezas e mutirões, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) conseguiu, junto à Superintendência Regional de Saúde (SRS), a liberação de uma UBV para o fumacê, que será utilizada para intensificar ainda mais o combate ao mosquito que, além da febre amarela, também é transmissor da dengue, zica e chikungunya.
Vacinas
Além das oito mil doses informadas pela SES-MG, a Secretaria Municipal de Saúde já havia recebido nesta segunda-feira (20), outras seis mil doses da vacina contra a febre amarela. Segundo a Prefeitura, estas já foram distribuídas e, nesta terça-feira as unidades de saúde foram abastecidas para o atendimento ao público.
O diretor do Departamento de Vigilância Epidemiológica, Robert Boaventura, destacou que foram capacitados 36 profissionais da saúde, que irão reforçar o quadro de profissionais nas unidades de saúde. A vacinação ocorre às terças e quintas-feiras, das 8h às 16h.
Orientação
A orientação continua no sentido de a população estar com o cartão de vacinação em dia e lembrar que uma pessoa precisa tomar apenas duas doses da vacina na vida para estar totalmente imunizada.
Uma pessoa precisa tomar apenas duas doses da vacina na vida para estar totalmente imunizada. Quem não tomou as duas doses da vacina quando criança deve tomar a primeira dose e 10 anos depois a de reforço.
Quem tem mais de 60 anos tem que apresentar prescrição médica. “Quem não tomou as duas doses da vacina quando criança deve tomar a primeira dose e 10 anos depois a de reforço e acima de 60 anos tem que apresentar prescrição médica”, explicou Robert.
0 comentários:
Postar um comentário