Vinte e três macacos foram encontrados mortos no município de Novo Aripuanã, distante 227 km de Manaus, durante o fim de semana. Por conta disso, alguns moradores precisaram ser vacinados contra febre amarela. A Fundação de Vigilância em Saúde (FVS) deve enviar uma equipe de Manaus para acompanhar a situação na cidade.
Entre os macacos encontrados mortos estão os das espécies zog-zog, prego, macaco-da-noite, entre outros. Eles foram achados nas comunidades rurais de São Francisco, Marajó e Bela Vista. Os moradores acreditam que esse número pode ser maior, pois já haviam encontrado na mata as ossadas de outros macacos.
A FVS disse que a morte dos macacos pode ter relação com a febre amarela, raiva ou outras doenças que afetam os animais. Por conta disso, a imunização está sendo intensificada. Mais de cem pessoas foram vacinadas contra a febre amarela e outras doenças.
A Secretaria de Saúde do município enviou ao local uma equipe formada por profissionais que atuam nos setores de epidemiologia e zoonose de Novo Aripuanã.
Segundo a Secretaria, a FVS foi informada da situação e deve enviar uma equipe de Manaus para acompanhar o caso. De acordo com a Fundação, nenhum morador da cidade teve sintomas de febre amarela.
0 comentários:
Postar um comentário