Um veículo aéreo não tripulado, popularmente chamado de drone, câmeras de monitoramento e um helicóptero vão ajudar os policiais na operação de segurança durante o bloco A Banda, o maior de carnaval de rua de Macapá. A programação será na terça-feira (28), feriado de carnaval, e vai contar com mais de 600 policiais militares. Cerca de 160 mil brincantes são esperados no percurso do bloco.
operação (Foto: Fabiana Figueiredo/G1)
De acordo com o responsável pela operação, o comandante do 6º Batalhão da PM tenente coronel Cláudio Braga, o helicóptero do Grupamento Tático Aéreo (GTA), um ônibus com câmeras de monitoramento e um drone do 6º BPM vão ajudar nas ações de segurança em tempo real.
“O drone está nos auxiliando desde o Círio de Nazaré e nos auxilia aos fins de semana no planejamento de policiamento nos bairros. Isso não é novidade em outros estados, mas de forma experimental estamos usando essa ferramenta na operação A Banda. Esses equipamentos tecnológicos vão nos ajudar através dos operadores do drone e das câmeras que vão entrar em contato direto de onde está precisando de policiais e prontamente passamos um rádio para a equipe mais próxima e reforçamos”, disse Braga.
operação (Foto: Fabiana Figueiredo/G1)
As estratégias foram finalizadas na quarta reunião da operação que aconteceu nesta quarta-feira (22), no Comando da PM, no bairro Beirol. Os órgãos de segurança pública vão atuar na concentração do bloco e principalmente na passagem e dispersão. Cerca de 60 patrulhas de PMs com guardas municipais vão atuar em dois turnos no policiamento a pé.
“É um percurso um pouco extenso e os brincantes ainda descem para a frente da cidade com o fim do bloco, e o modo ideal, mais prático e que dá mais resultado é a abordagem e o policiamento a pé. O cidadão vai ver o policial militar atuando, dando sensação de segurança”, comentou Braga.
Participam da operação equipes da Polícia Militar, com o GTA, o Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran), o Batalhão de Policiamento Rodoviário Estadual (BPRE) e o Batalhão de Rádio Patrulhamento Motorizado (BRPM), além da Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá (CTMac), Corpo de Bombeiros Militar (CBM) e Guarda Civil Municipal (GCM).
Tem alguma notícia para compartilhar? Envie para o VC no G1 AP ou por Whatsapp, nos números (96) 99178-9663 e 99115-6081.
0 comentários:
Postar um comentário