quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

Procon adota medidas para facilitar atendimentos em Patos de Minas

A nova coordenação do Programa de Proteção e Desefa do Consumidor (Procon) de Patos de Minas, implantou uma política de desburocratização dos atendimentos, com a adoção de várias medidas. A ação tem o propósito de obter soluções de questões relacionadas entre o consumidor e o estabelecimento comercial.

Neste primeiro mês de implantação da política, o coordenador do órgão, Rafael Godinho Nogueira, entrou em contato com os proprietários de grandes lojas, bancos, hipermercados e centros de comércio da cidade, para que fossem firmadas parcerias visando a resolução amigável das demandas protocoladas no Procon.

Segundo o coordenador, houve um aumento de 64% no número de atendimento de novos consumidores e uma queda de 15% no número de notificações expedidas para os comércios, supermercados e bancos locais. “No mês de janeiro deste ano, foram atendidos 302 novos consumidores, sendo que 49 resultaram em notificações aos fornecedores; e em dezembro de 2016 foram atendidos 184 novos consumidores, sendo que 58 resultaram em expedições de notificações aos fornecedores”, esclareceu.

Além da nova política, a catalogação das notificações arquivadas também passou a ser feita. “Passamos a relacionar as notificações já encerradas em planilhas divididas em caixas enumeradas e, dentro dessas, subdivididas em envelopes enumerados de 1 a 3, abrangendo, inclusive, as notificações já extintas no ano de 2016”, explicou Rafael.

Dentre outras medidas tomadas, está a contenção despesas, com o órgão passando a imprimir correspondências na frente e verso das folhas, a priorização de ligações gratuitas nos Serviços de Atendimentos aos Consumidores (SAC) e emissão de notificações via e-mail.

Outra medida foi a parceria que está sendo firmada com o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejus), que receberá questões de solicitações não resolvidas pelo Procon e situações em que os cidadãos que procuram o órgão e não se enquadram no conceito legal do consumidor.

Para mais informações, o telefone do Procon em Patos de Minas é o (34) 3822-9774. O horário de funcionamento é das 8h às 17h. O órgão de defesa do consumidor fica na Rua Farnese Maciel, nº 259.

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