A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) divulgou novo boletim com a lista de municípios com rumores de epizootias- morte de macacos. Além de Araguari, Estrela do Sul, Prata e Indianópolis que já tinham sido inseridas na lista nos últimos dias, Uberlândia, Cascalho Rico e Monte Alegre de Minas também foram incluídas nesta quinta-feira (9).
A reportagem não conseguiu contato com a Superintendência Regional de Saúde de Uberlândia (SRS), que é responsável também pelas cidades citadas anteriormente na noite desta quinta. A Prefeitura de Uberlândia disse que a Secretaria de Saúde intensificou a vacinação na zona rural da cidade devido a área ser de risco. O G1 não conseguiu contato com as prefeituras de Monte Alegre de Minas e Cascalho Rico até o fechamento desta matéria.
(Foto: Reprodução/TV TEM)
Vacinação extra
A SRS informou na última terça-feira (7) que disponibilizou doses extras da vacina para cobrir a zona rural dos municípios com rumor de epizootia. Araguari recebeu 3 mil doses extras e Prata 3.700. Para Estrela do Sul foram 1 mil doses e 500 para Indianópolis.
Além disso, as cidades de Romaria e Cascalho Rico, vizinhas de Estrela do Sul e Araguari, respectivamente, também intensificaram a vacinação nas áreas rurais. Cada uma recebeu 500 doses extras da vacina.
Monitoramento
A SRS informou ainda que todas as medidas preventivas foram imediatamente adotadas pelas secretarias municipais devido ao óbito de primatas, como a investigação de sua causa em um raio de 10 km. Quando possível, a coleta para exames clínicos é realizada e encaminhada para o laboratório de referência Fundação Ezequiel Dias.
No município de Prata a investigação em um raio de 10 Km do rumor foi encerrada e até o momento não foram encontrados novos casos e não foi confirmada a epizootia; no entanto, a estratégia de vacinação casa a casa na zona rural continua.
Já em Araguari, Estrela do Sul e Indianópolis as investigações e monitoramento continuam e a estratégia de vacinação na zona rural foi iniciada.
0 comentários:
Postar um comentário