Cerca de dez mil pessoas foram vacinadas contra a febre amarela em São João del Rei, segundo o setor de imunização, desde que os casos da doença começaram a ser registrados em Minas Gerais. Nenhum caso foi registrado no município, mas a procura ainda continua grande. Em fevereiro, 5.500 doses foram entregues e distribuídas nos postos das áreas urbana e rural. Mesmo assim, em alguns postos a vacina está em falta.
"A gente tem recebido um quantitativo maior do que o esperado, mas pela grande procura da população, algumas unidades estão sem as doses", explicou a chefe do setor de imunização Eliene Freitas.
A imunização acontece em 13 unidades de saúde e assim que o posto abre, a partir das 7h, senhas diárias são distribuídas para realizar o controle.
Freitas ainda reforçou a importância do cartão de vacinação na hora da procura. "Existem algumas contra-indicações. É bom estar atento. Gestante e mulher que amamenta até os seis meses não vacinam, algumas pessoas que têm alguma doença neorológica também não. Isso porque a vacina tem benefícios, mas também tem riscos", comentou.
Febre Amarela
Os sinais e sintomas mais comuns da doença são: febre alta, calafrios, cansaço, dor de cabeça, dor muscular, náuseas e vômitos que duram, em média, três dias. Nas formas mais graves da doença, podem ocorrer icterícia (olhos e pele amarelados), insuficiências hepática e renal, manifestações hemorrágicas e cansaço intenso.
A vacina tem validade de dez anos e o interessado deve apresentar o Cartão de Vacinação nos postos de saúde para verificar se há necessidade de uma nova aplicação. Confira quem precisa vacinar.
A vacina é contra-indicada para crianças menores de seis meses, alérgicos a ovo de galinha e seus derivados e a outros componentes da vacina. Pessoas com Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV), transplantados, pacientes com tratamento de câncer e com imunodeficiência também não devem vacinar.
0 comentários:
Postar um comentário