quarta-feira, 1 de março de 2017

'Afoxé do Formigueiro' reúne foliões na Quarta-Feira de Cinzas em Macapá

bloco, carnaval, afoxé, quarta feira de cinzas, amapá, macapá (Foto: Jéssica Alves/G1)Brincantes se reuniram no bloco 'Afoxé do Formigueiro' na Quarta-Feira de Cinzas (1º) (Foto: Jéssica Alves/G1)

Apesar do término do carnaval, muitos foliões continuaram animados e curtiram o bloco "Afoxé do Formigueiro", que na sua 23ª edição reuniu nesta Quarta-Feira de Cinzas (1º) cerca de 100 pessoas no Centro de Macapá. Com muita animação e música ao vivo, um caldo de carne foi servido aos brincantes para "curar" a ressaca dos dias de folia.

A concentração dos foliões iniciou por volta das 7h, de acordo com a organização do evento, que informou que assim como no ano passado, o bloco não fez o trajeto pela cidade. Mesmo assim, os brincantes não arredaram o pé do Largo dos Inocentes, atrás da Igreja São José.

"O bloco existe há duas décadas e já faz parte do calendário de atividades carnavalescas do município. Apesar de a crise econômica ter dificultado com que o bloco faça o trajeto pelas ruas da cidade, optamos por manter a tradição de promover a programação, que já é esperada por muitos", disse um dos coordenadores do bloco, Eri Milhomen, de 53 anos.

bloco, carnaval, afoxé, quarta feira de cinzas, amapá, macapá (Foto: Jéssica Alves/G1)Caldo de carne foi servido aos foliões
(Foto: Jéssica Alves/G1)

De acordo com ele, a brincadeira começou na década de 90 com um grupo de amigos que morava na área conhecida popularmente como "Formigueiro".

"Começamos apenas com moradores das redondezas, e nas demais edições o bloco foi crescendo e atualmente contamos até com a presença de turistas", comentou.

O médico Eli Silva, de 63 anos, diz que todos os anos faz questão de participar e contribuir na organização do bloco, que é uma tradição para os moradores de Macapá.

"Sempre gosto de participar do Afoxé, que é tradicional para os carnavalescos na Quarta-Feira de Cinzas. Por isso até ajudo a servir o caldo, muito esperado pelos brincantes", contou.

O folião Orlando Pantoja, de 31 anos, lembra que participa há 3 anos do bloco e gosta de se reunir com os amigos. "Este ano infelizmente o bloco não saiu nas ruas, mas mesmo assim estamos gostando da programação. É um momento para se divertir e recuperar as energias", reforçou.

Ao som das tradicionais marchinhas de carnaval e sucessos de ritmos populares como forró, axé e samba, os foliões aproveitam as últimas horas de folga antes de voltar para a rotina.

bloco, carnaval, afoxé, quarta feira de cinzas, amapá, macapá (Foto: Jéssica Alves/G1)Bloco comemora 23 anos de tradição em Macapá (Foto: Jéssica Alves/G1)

Tem alguma notícia para compartilhar? Envie para o VC no G1 AP ou por Whatsapp, nos números (96) 99178-9663 e 99115-6081.

saiba mais

0 comentários:

Postar um comentário