distribuídas (Foto: Divulgação/ Sesa)
Novas cidades do Centro-Oeste de Minas aparecem no boletim epidemiológico de casos suspeitos de febre amarela atualizado nesta sexta-feira (17) pela Secretaria de Estado de Saúde (SES). Formiga e Medeiros passaram a constar na lista de localidades com suspeitas de febre amarelas em seres humanos, com um caso em cada. Até então, esses dois municípios tinham apenas rumores - quando macacos mortos são encontrados, mas não há análise do sangue do animal.
A Prefeitura de Formiga divulgou durante esta tarde uma nota em que informa sobre a meta de vacinação contra a doença na cidade, mas nega o registro de caso suspeito da doença em humano. "A campanha de vacinação contra a febre amarela em Formiga tem atingido excelentes resultados. A meta de imunização não só foi atingida, como ultrapassada. [...] Formiga tem 126 crianças menores de um ano. O total vacinado foi de 146. O número ultrapassa os 100% porque, segundo o setor de epidemiologia, alguns cidadãos de outros municípios vacinam seus filhos na cidade. [...] mais de 6.500 pessoas receberam uma dose da vacina neste ano. Vale ressaltar que Formiga ainda não registrou nenhum caso suspeito da doença", informou o Município.
Também com casos suspeitos de febre amarela em seres humanos, a Prefeitura de Medeiros foi procurada pelo G1, mas ainda não retornou.
Novos rumores e investigações
Os novos rumores foram registrados em Carmo da Mata e Pará de Minas. Já as novas cidades com investigações são Onça do Pitangui e Formiga. O G1 também pediu posicionamentos às prefeituras destas cidades e ainda aguarda retorno.
A Regional de Saúde, com sede em Divinópolis, informou que até esta sexta-feira já foram distribuídas 301.200 doses da vacina contra a febre amarela aos municípios do Centro-Oeste, das quais 213.253 foram aplicadas.
Cidades com rumores
Araújos, Arcos, Bambuí, Cláudio, Carmo da Mata, Conceição do Pará, Córrego Danta, Dores do Indaiá, Estrela do Indaiá, Formiga, Iguatama, Leandro Ferreira, Luz, Medeiros, Pará de MInas, Pedra do Indaiá, Nova Serrana, São Gonçalo do Pará, São Sebastião do Oeste.
Casos em investigação
Bom Despacho, Carmo do Cajuru, Divinópolis, Formiga, Igaratinga, Itaúna, Lagoa da Prata, Martinho Campos, Moema, Onça de Pitangui, Perdigão, Pimenta, Santo Antônio do Monte, Tapiraí, Capitólio, Piumhi,
Mortes de macacos por morte amarela confirmadas
Japaraíba e São Roque de Minas.
0 comentários:
Postar um comentário