quinta-feira, 9 de março de 2017

Comissão aponta balanço positivo sobre atual situação do HSJD em MG

Fachada Hospital São João de Deus HSJD Divinópolis MG (Foto: Reprodução / TV Integração)Hospital São João de Deus apresenta balanço
positivo (Foto: Reprodução / TV Integração)

A comissão interventora que assumiu a administração do Hospital São João de Deus (HSJD) há cerca de seis meses informou ao MGTV que o déficit da instituição, que inicialmente era de R$ 13 milhões, passou para R$ 14,8 milhões. O balanço é referente a dezembro e, conforme a superintendente geral, Elis Regina Guimarães, os números têm sido positivos.

De acordo com ela, as principais dívidas eram bancárias e 55% já foram negociadas. Outra dívida que preocupava era com os fornecedores e o corpo clínico da unidade, que segundo a comissão também já estabilizou. “Quando nós assumimos trabalhamos várias contingências que tínhamos, com devedores duvidosos, questões tributárias e também questões de ações cíveis. Então conseguimos fechar o ano com déficit de R$ 14,8 milhões”, disse.

A comissão assumiu o hospital com 287 leitos e hoje conta com 326, ou seja, uma expansão de 14%. Dez leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) foram abertos e ainda faltam mais dez, que estão sendo viabilizados em conjunto com a sala vermelha, de urgência e emergência.

Elis Regina ainda explicou que o setor econômico prevê fechar este ano com um saldo negativo de R$ 1,5 milhão. Uma melhora de aproximadamente 900% em relação à dívida de 2016. Para isso, ela fala que é preciso que o Município e o Estado cumpram o acordo feito de disponibilização de verbas.

“A gente já tinha alguns acordos feitos quando, por exemplo, o Estado implantou a rede de urgência e emergência. Tínhamos alguns valores acordados para que isso desse suporte ao hospital até que ele conseguisse o equilíbrio acordo financeiro”, acrescentou.

Reestruturação
Em relação à nova reestruturação do hospital, o diretor técnico Eduardo Matar informou que vai haver adequação da estrutura física para a abertura da sala vermelha. “Vamos fazer uma reforma grande para fazer o pronto-atendimento do paciente do convênio, que vai poder ser atendido aqui por uma série de especialidades que vão estar 100% disponíveis 24 horas por dia nas estruturas do hospital”, concluiu.

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