segunda-feira, 20 de março de 2017

HGF tem pacientes nos corredores e acompanhantes dormem no chão

Imagens registradas nesta segunda-feira (20) no Hospital Geral de Fortaleza (HGF) mostram lotação na unidade, com dezenas de pacientes nos corredores, e alguns acompanhantes dormindo no chão da unidade. As imagens foram feitas dois dias após uma família retirar um paciente do local por falta de unidade. (assista no vídeo acima)

saiba mais

O G1 procurou o Hospital Geral de Fortaleza para comentar o caso, mas não obteve resposta até a publicação desta reportagem.

Neste fim de semana, a família Raimundo Nonato de Brito retirou um paciente de uma maca no corredor do Hospital Geral de Fortaleza e registrou o caso em um vídeo compartilhado em redes sociais.

De acordo com a Aline Souza Brito, filha Raimundo Nonato, o pai recebe atendimento improvisado em casa por falta de vagas em uma unidade hospitalar especializada.

A médica Lara Santiago, coordenadora da emergência HGF, disse ao G1 que o paciente  foi acolhido no hospital, recebeu atendimento de um clínico geral e fez alguns exames. Ele precisou ficar na emergência para realizar exames e ser encaminhado a tratamento. A médica afirma que a decisão de levá-lo para casa foi tomada pela família, que não quis a permanência do paciente na emergência.

Sobre a falta de atendimento a Raimundo Nonato, a Secretaria de Saúde disse ainda que pacientes podem receber alta e ser encaminhados para atendimento domiciliar, onde são acompanhados por meio de cuidados paliativos com apoio de equipe multidisciplinar.

O serviço funciona de segunda a sexta-feira com visitas agendadas pela equipe. Nos cuidados paliativos, é necessário avaliar e controlar não somente a dor, mas todos os sintomas de natureza física, social, emocional e espiritual.

Acompanhante de paciente dorme no chão, sob uma maca, no Hospital Geral de Fortaleza (Foto: TV Verdes Mares/Reprodução)Acompanhante de paciente dorme no chão, sob uma maca, no Hospital Geral de Fortaleza (Foto: TV Verdes Mares/Reprodução)

0 comentários:

Postar um comentário