Fenômeno ocorreu na manhã desta sexta-feira (31). Ventos destelharam prédios e derrubaram árvores na Zona Sul.
A tromba d'água que surpreendeu macapaenses na manhã desta sexta-feira (31), e que derrubou árvores e destelhou prédios, pode ter chegado a uma velocidade de até 100 quilômetros por hora, explicou o meteorologista Jefferson Vilhena, do Instituto de Pesquisas Científicas do Amapá (Iepa).
A edição do Amapá TV, da Rede Amazônica, mostrou imagens enviadas por vários moradores que mostram ângulos diferentes do fenômeno. Veja vídeo
Vilhena explicou que o fenômeno, classificado como tornado, foi formado a partir de ventos fortes na superfície que se encontraram com a água do rio Amazonas. A tromba se concentrou na orla da cidade entre os bairros Araxá e Santa Inês causando danos estruturais na sede do Serviço Social do Comércio (Sesc) e na Associação dos Servidores Municipais.
O Sesc confirmou que houve danos na estrutura do telhado do prédio e deve dar mais informações por meio de nota ainda nesta sexta-feira.
"Se formou devido a essa forte chuva da manhã nos bairros da Zona Sul de Macapá. Foi um sistema concentrado em uma área muito pequena e de intensidade muito forte, causando um nuvem 'funil' que se junta com a água do rio Amazonas e forma a tromba d'água", detalhou Vilhena.
Tem alguma notícia para compartilhar? Envie para o VC no G1 AP ou por Whatsapp, nos números (96) 99178-9663 e 99115-6081.
0 comentários:
Postar um comentário