sexta-feira, 10 de março de 2017

Primeira remessa de saques do FGTS atrai filas e dúvidas em Uberlândia

Saque FGTS Uberlândia (Foto: Caroline Aleixo/G1)Beneficiários formam filas dentro e fora de agência no Centro de Uberlândia (Foto: Caroline Aleixo/G1)

As agências da Caixa Econômica Federal iniciaram o expediente duas horas mais cedo, nesta sexta-feira (10), para o primeiro dia de saque de contas inativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Em uma das principais agências da cidade, no Centro, havia filas antes mesmo de a agência abrir e muitos benificiários com dúvidas. Confira galeria de fotos.

Mais de 220 mil trabalhadores da cidade têm direito ao saque das contas inativas e, de acordo com a instituição financeira, em toda a região são cerca de 650 mil pessoas aptar a sacar os valores.

As dúvidas tomam conta dos benificiários em Uberlândia. O operador José Mário Alves, 48 anos, chegou a procurar os atendentes da Caixa antes, porém voltou nesta manhã para esclarecer algumas informações antes de sacar o valor. Segundo ele, a empresa em que trabalhou entre 1990 e 1991 teria feito os depósitos no fundo, porém os valores aparecem desatualizados para ele.

Quero usar o dinheiro para pagar aluguel e não ir pra debaixo da ponte [...] Esse dinheiro seria um alívio".
Rogério Rodrigues, desempregado

O autônomo Rafael Souza Ferreira, 22 anos, também foi buscar informação só nesta sexta e espera já sair com o dinheiro na mão. “Vim enfrentar essa fila para saber como sacar o dinheiro. Recebi uma carta da empresa que eu trabalhei informando que eu teria um valor para tirar”, disse.

A primeira remessa de saques é para pessoas que nasceram em janeiro e fevereiro. Enquanto duas filas se formavam do lado de fora da agência na Rua Coronel Antônio Alves, outras se formavam nos caixas eletrônicos e, principalmente, na triagem já que a maioria queria conferir o saldo. Esse foi o caso do desempregado Rogério Rodrigues da Silva, que chegou esperançoso na agência na expectativa de ter dinheiro para quitar as dívidas.

“Tenho mais ou menos quatro contas inativas e não tenho noção do valor. Hoje que vou olhar. Quero usar o dinheiro para pagar aluguel e não ir pra debaixo da ponte. Sou viúvo e não consigo encontrar emprego, também não posso deixar meus filhos sozinhos se não o Conselho Tutelar me toma. Esse dinheiro seria um alívio”, contou.

Me senti lesado porque tiveram algumas empresas que descontavam, mas nunca depositaram o FGTS".
Luiz Paranaíba, empresário

O empresário Luiz Paranaíba, de 63 anos, já havia se inteirado da situação anteriormente e tirou a relação das empresas onde trabalhou. Com posse dos documentos necessários, ele conseguiu sacar nos equipamentos de autoatendimento grande parte dos valores que chegam a R$ 8 mil. “Mas ainda assim eu me senti lesado porque tiveram algumas empresas que descontavam, mas nunca depositaram o FGTS e hoje estão inativas. Complicado”.

Outra reclamação foi quanto à falta de informações porque, segundo ele, não é possível sacar os valores de uma única vez ou em uma única agência e muita gente pode estar deixando passar despercebido ao sacar parte do valor e não ver que ainda tem valores na conta.

Saque FGTS Uberlândia (Foto: Caroline Aleixo/G1)Agências da Caixa abriram duas horas antes do horário normal de atendimento (Foto: Caroline Aleixo/G1)


 

saiba mais

0 comentários:

Postar um comentário