Há 46 anos um comércio de aparência simples, com poucas mesas de madeira e plástico espalhadas em uma pequena área, atrai diariamente centenas de pessoas no Bairro José Walter, em Fortaleza. O que eles procuram por lá: a tapioca e o atendimento caloroso do Seu José Firmino. A simplicidade, por exemplo, já começa nos preços. Você come a tapioca com um café fresco por R$ 3,00 (veja o vídeo acima)
A cada quinzena, o G1 traz o Receitas de Bairro, com histórias de empreendedores que se tornaram sucesso em distintas áreas de Fortaleza.
A estrela do cardápio é uma tapioca suculenta, alta, sem recheio, tipicamente produzida, com uma dose generosa de goma e coco - dá para sentir os pedacinhos no paladar e, se o cliente quiser, a iguaria é molhada no leite do fruto, que é ralado no local mesmo.
O proprietário do local é um verdadeiro empreendedor. Ele disse ao G1 que sempre gostou de fazer diversos tipos de atividade ao longo da vida. "Estou aqui há mais de 40 anos, quando eu comecei neste ramo eu também trabalhava em outra coisas, uma horta, comércio na minha casa e também uma vacaria. Mas hoje tô com 76 (anos), tô aqui só pra me entreter, não ficar em casa, né?", afirma.
Firmino começou a fazer tapioca em casa aos oito anos de idade. Ele revela que é autodidata. "Quem me ensinou foi Deus. Eu, para fazer as coisas, não precisa ninguém me explicar. Eu mesmo faço. A primeira vez eu perdi todo o material, mas já na segunda eu não perdi mais, o segredo é não desistir. Se a gente nascesse sabendo seria bom demais. A gente tem que se movimentar para aprender, sempre", explica.
Foi com toda essa moveimentação que o empresário conseguiu criar 11 filhos, sendo quatro adotivos, e ainda ajudar muita gente. E são os filhos que ajudam na administração do local. Atualmente, ele ajuda seis instituições de caridade em Fortaleza."A gente faz o que pode, a gente tá nessa vida é pra ajudar mesmo", diz emocionado.
Para combinar com tapioca
Na tapiocaria, o público também encontra outras opções de especialidades cearenses: bolo, cocada, cocada quente, rosca de milho, tudo feito em casa, pela esposa do proprietário. "Aqui nosso freguês lancha bem, descansa bem muito e ainda bate um bom papo com a gente", comemora Firmino.
Mas boa parte desse sucesso, sem dúvida, vem da tapioca dele. Suculenta e alta, ela é servida sem recheio, com base em uma boa mistura de coco e goma. A receita é simples e prática. Veja como fazer:
Ingredientes:
300 gramas de goma fresca
300 gramas de coco ralado (fresco)
Leite de coco (fresco)
Mode de fazer:
Molhe a goma fresca, peneira a massa e depois mistura com o coco fresco. Tudo na mesma proporção. A dica é deixar pedacinhos de coco. Asse a massa por uns 9 minutos até ela ficar dourada em cima. Molhe a mistura no leite de coco. Você pode servir com café. Mais simples, impossível.
Serviço
O comércio do senhor José Firmino fica na Avenida Costa e Silva (Perimetral), 5446, no Bairro José Walter. O local funciona de terça-feira a domingo, das 6h30 às 17 horas. A segunda, com diz Firmino, "é só pra descansar um pouco".
0 comentários:
Postar um comentário