terça-feira, 21 de março de 2017

Vacinação contra a febre amarela volta ser terças e quintas em Uberaba

Vacina contra Febre Amarela no Espírito Santo (Foto: Marcelo Prest/ A Gazeta)De janeiro até agora, 35 mil doses foram aplicadas
em Uberaba (Foto: Marcelo Prest/ A Gazeta)

A partir desta semana, a vacinação contra a febre amarela em Uberaba voltará a ser realizada as terças e quintas, das 8h às 16h, em todas as Unidades Básicas de Saúde. Segundo Nelson Ranieri, diretor de Vigilância em Saúde, a procura já diminuiu nas unidades e, por isso, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) tomou a decisão de disponibilizar a vacinação duas vezes na semana. No começo do mês, a vacinação tinha sido alterada para ser aplicada de segunda a sexta-feira.

Nessa segunda-feira (20), um Posto Avançado de Vacinação foi montado na Câmara Municipal para atender à população que circula na parte central da cidade. Ranieri acredita que a maioria das pessoas já tenha recebido a vacina em Uberaba. De janeiro até agora, o número de doses aplicadas chega a 35 mil.

Combate ao Aedes aegypti
O combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor de doenças como dengue, chikungunya, zica vírus e febre amarela também continua na cidade. O alerta da SMS é para que a população continue atenta com plantas, quintais e lugares que podem acumular lixo e água.

Nesta terça-feira (21), das 17h às 22h, os bairros que receberão o motofog são o Uberaba I, Primavera, Bom Retiro e Cidade Nova.

Nesta quarta-feira (22), das 5h às 7h, tem motofog nos bairros Novo Horizonte, Mercês, São Vicente e no período tarde e noite. Das 17h às 22h, o trabalho será realizado nos bairros Cidade Nova, Oneida Mendes e Olinda.

Na quinta-feira (23), de manhã, das 5h às 7h no São Vicente, e das 17h às 22h no Jardim Maracanã, Jardim Alvorada e Elza Amuí.

E na sexta-feira (24), das 17h às 22h, o motofog percorre as ruas dos bairros Boa Vista, Tancredo Neves, Chica Ferreira, Jardim Itália.

 image
FEBRE AMARELA
Minas enfrenta surto da doença.

Orientações
A vacina visa atender a população que não está imunizada, lembrando que uma pessoa precisa tomar apenas duas doses da vacina na vida para estar totalmente imunizada.

O esquema vacinal ocorre quando criança, aos 9 meses, é ministrada a primeira dose e depois toma o reforço aos 4 anos, o que é o suficiente. A partir dos 5 anos, até os 59, quem não tomou as duas doses da vacina tem de tomar a primeira dose e 10 anos depois a de reforço, e já está imunizado. Vale esclarecer que, se a pessoa tomou a primeira dose aos 9 meses, mas passou de 5 anos sem tomar a segunda dose, ela terá de tomar as duas doses dentro do prazo estipulado em 10 anos.

Acima de 60 anos é preciso apresentar uma prescrição médica, para que seja avaliado se existe algum risco para se tomar a vacina. É importante que essa avaliação seja feita por um médico que tenha o histórico clínico do paciente, para que ele possa avaliar a relação de risco benefício para a pessoa.

saiba mais

0 comentários:

Postar um comentário