Em quatro dias, um lote com 800 doses de vacina contra febre amarela se esgotou em Rorainópolis, cidade no Sul de Roraima, divulgou nesta quinta-feira (16) a Secretaria de Saúde do município.
Em 11 de fevereiro, um macaco contaminado pelo vírus da febre amarela foi encontrado morto na vicinal 4 do município. O diagnóstico da contaminação, no entanto, só foi divulgado no dia 6 deste mês. Até cidade ainda não teve nenhuma notificação de febre amarela em humanos.
As 800 doses de vacina chegaram à cidade na última segunda-feira (15) e no dia seguinte cerca de 80% delas já tinham sido distribuídas.
Moradores que foram aos postos de saúde da cidade nesta quinta e se surpreenderam ao não encontrar mais doses nos postos de vacinação.
Eles disseram ter sido informados que novas doses só chegariam a Rorainópolis daqui a quatro dias.
"Alegaram que não está tendo vacina e que só terá a partir da segunda-feira que vem", disse um morador à Rede Amazônica em Roraima.
Novas doses chegarão a Rorainópolis em 24h
Por telefone, a secretária de Saúde, Cristiane Lima, disse ter procurado a sede do Programa Nacional de Imunização (PNI) em Boa Vista e foi informada que novas doses serão enviadas à cidade nesta sexta-feira (17).
"Eu fui a Boa Vista ontem [quarta], mas não consegui novas doses, pois me disseram que uma peça da câmara frigorífica do estado tinha quebrado e o sistema de liberação havia dado problema. No entanto, hoje já fui informada que 800 vacinas vão chegar a Rorainópolis nesta sexta-feira", afirmou.
A secretária disse ainda que caso as novas doses também acabem, o município irá conseguir mais vacinas. "O estado ainda vai receber 20 mil doses então iremos obter mais vacinas caso seja preciso", finalizou.
0 comentários:
Postar um comentário