Esta é a 1ª edição do evento que tratou sobre a saúde da mulher. Propostas serão diretrizes nas políticas municipais da área.
Mais de 400 pessoas passaram pelo auditório da Coordenaria Regional de Educação (CRE) durante a 1ª Conferência Municipal de Saúde da Mulher em Ji-Paraná (RO), cidade a 370 quilômetros de Porto Velho. O evento contou com palestras e debates sobre assuntos que são de interesse da mulher. A conferência aconteceu na quinta-feira (27) e sexta-feira (28).
A Conferência foi organizada pelo Conselho Municipal de Saúde e as discussões devem nortear as políticas municipais de saúde da mulher para os próximos anos. Segundo a organização, cerca de 200 mulheres participaram do evento e isto foi um grande avanço para melhoramento da política pública para mulheres.
Dentro da programação, as mulheres participaram de palestras com profissionais da área de saúde e também do direito. É isto que afirma a auxiliar de serviços gerais, Fabiane Gonçalves da Silva. Ela acredita que a participação de mulheres é essencial. “Aqui estamos debatendo assuntos sobre a saúde feminina. Também falamos sobre nossa jornada de trabalho e a importância de tirarmos um tempo para cuidar da saúde”, afirma Fabiane.
O presidente do Conselho Municipal de Saúde, José Maria Alves Costa, afirma que é muito importante a participação das mulheres, pois além de cooperarem para melhorar as políticas públicas, também aprenderam mais sobre seus direitos. As propostas que foram analisadas durante a conferência serão levadas ao Conselho Estadual de Saúde, em Porto Velho, para a conferência estadual.
0 comentários:
Postar um comentário