segunda-feira, 1 de maio de 2017

AM tem 1,3 mil empresas abertas no 1º trimestre de 2017, diz Jucea

Abertura de empresas supera quantidade do ano passado; economista dá dicas para empresários.

O número de empresas abertas no primeiro trimestre de 2017 superou ao de extintas no Amazonas. Ao todo, 1,3 mil empresas foram criadas no estado durante os três primeiros meses de 2017. Os dados são da Junta Comercial do Estado do Amazonas (Jucea). A quantidade de empresas fechadas teve alta de 28,7%.

Conforme o registro da Junta, no mês de janeiro foram abertas 372 empresas em janeiro, 462 em fevereiro e 475 no mês de março. A quantidade é superior ao registrado no mesmo período de 2016, quando no mês de janeiro foram constituídas 348 empresas, 400 em fevereiro e 456 em março.

Para o economista e professor Mauro Thury, a maior abertura de empresas pode ser reflexo da crise econômica nacional. “Às vezes é uma resposta para a crise, a situação adversa. Acho positivo, sim. É uma coisa positiva dentro de um quadro adverso principalmente para o mercado de trabalho. Mas, de repente, algumas dessas empresas vingam. Isso é importante para gente”, disse ao G1.

Thury deu ainda algumas dicas para os novos empresários. Ele acredita que é preciso investir em conhecimento e avaliar o mercado consumidor.

“Primeiro não ter só vontade. Ter vontade e estudar bem o mercado onde vai atuar. Também é preciso buscar alternativas inovadoras no sentido se serem de baixo custo para o público consumidor, dado o contexto atual. Um exemplo prático que podemos ver é a mudança de foco de algumas empresas de doceria para o bolo caseiro. É uma resposta que se deu para crise. Talvez esse seja o foco para o momento atual”, acredita o economista.

O número de empresas fechadas no primeiro trimestre de 2017 aumentou 28,7% em relação ao mesmo período de 2016. A quantidade representa as empresas fechadas na Junta Comercial do Estado do Amazonas (Jucea). Em contrapartida, o total de empresas abertas neste ano supera a quantidade do ano passado.

De acordo com o registro da Jucea, empresas com um único dono foram as que mais pediram extinção de registro neste ano, totalizando 552 em janeiro, 495 em fevereiro, e 651 no mês de março. Em seguida, estão as de sociedade limitada, sendo 52 no mês de janeiro, 42 em fevereiro e 48 em março.

No ano passado, a quantidade de empresas com um único dono também registraram maior número de empresas extintas, sendo 425 em janeiro, 406 em fevereiro e 475 em março.

Durante os 12 meses de 2016, o saldo de empresas extintas somou 5.900 unidades. As cooperativas, de sociedade anônima foram as que menos fecharam, sendo que as de empreendimento individual representam 83% do total..

0 comentários:

Postar um comentário