sexta-feira, 5 de maio de 2017

Câmeras de monitoramento começam a flagrar infrações de trânsito em Juiz de Fora

A partir desta sexta-feira (5), condutor pode ser autuado por não usar o cinto, avançar sinal, usar celular enquanto dirige, entre outros atos proibidos.

As câmeras do Centro de Controle e Monitoramento (CCM) de Juiz de Fora começaram a autuar veículos em infrações nesta sexta-feira (5). A equipe de reportagem do MGTV acompanhou um flagrante, já no primeiro dia de funcionamento, junto com a equipe de monitoramento da Secretaria de Transportes e Trânsito (Settra).

Carros estavam estacionados no passeio, na Avenida Rio Branco, quase na esquina da Rua Barão de Cataguases. Todos os veículos foram autuados. Com a ajuda da tecnologia, a agente de trânsito Simone Sartori, consegue aproximar a imagem e identificar as placas e os modelos dos veículos. "A Câmera tem 360º e zoom, que nós usamos para verificar a sinalização do local e a placa dos veículos que estiverem estacionados nas vias", afirmou a agente.

A nova ação foi divulgada pela Settra no dia 29 de março e tem o objetivo de reduzir o número de infrações de trânsito cometidas na cidade. Os agentes podem autuar qualquer tipo de infração via monitoramento, como não usar o cinto, avançar sinal e usar celular enquanto dirige.

Ao todo, são 12 câmeras em diferentes pontos e cruzamentos da cidade. O chefe da fiscalização, Paulo Peron, esclareceu que não se trata de uma fiscalização eletrônica como no caso dos radares. "O agente de trânsito vai usar o recurso das câmeras como seu olho na rua, então a infração que for captada pelas câmeras não pode ser autuada dias depois", explicou.

Peron salientou que a tecnologia vai ajudar a compensar a falta de agentes na cidade, que atualmente tem 71 profissionais. O Departamento Nacional de Trânsito sugere que, para cada mil veículos, haja um agente. Como Juiz de Fora tem cerca de 240 mil veículos, seriam 240 agentes.

"Nós temos um trabalho bem integrado através da nossa central de comunicações. No CCM, temos uma estação de rádio que faz comunicação direta com a central de operações, com a supervisão e com os agentes de campo. Com isso, conseguimos otimizar a disposição dos agentes na rua, para atender as ocorrências e realizar a fiscalização de trânsito", completou.

As 12 câmeras estão em cruzamentos estratégicos, segundo a Settra. Veja abaixo:

0 comentários:

Postar um comentário