quarta-feira, 3 de maio de 2017

CCJ aprova PEC que mantém funcionamento do Tribunal de Contas dos Municípios

Medida foi aprovada após Assembleia Legislativa do Ceará votar pelo fim do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado.

A Comissão de Constituição e Justiça do Senado (CCJ) aprovou nesta quarta-feira (3) a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que mantém o funcionamento do Tribunal de Contas dos Municípios, alegando ser um órgão "permanente e essencial". A votação ocorre após a Assembleia Legislativa do Ceará aprovar o fim do TCM no Estado.

O autor da proposta, o presidente do senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE), diz que a mudança evita "abusos por parte do governo".

"Nota-se grande insegurança no sistema de controle externo, essencial à fiscalização e ao combate à corrupção tão reclamado pela sociedade nos dias atuais. Infelizmente, não é raro que existam abusos por parte de governos em tentar fragilizar o regime jurídico, estrutura e funcionamento desses órgãos mediante diversos expedientes, como a extinção de cargos e órgãos respectivos ou fortes cortes orçamentários injustificados", afirmou Eunício, na justificativa da matéria.

No Ceará, a aprovação do fim do TCM pela Assembleia Legislativa teve apoio da base aliada do governador do Estado, Camilo Santana (PT). O fim do órgão afeta aliados políticos de Eunício Oliveira, como o presidente da corte e ex-membro do PMDB, Domingos Filho.

O autor da proposta que extingue o TCM, deputado Heitor Férrer (PSB), defende que o fim da corte vai gerar economia sem prejudicar a fiscalização das contas do Estado e dos municípios do Ceará. Ele foi contrário à votação da medida em caráter de urgência.

0 comentários:

Postar um comentário