Evento terá rodas de conversa, mesas redondas e cine debate em todas as quartas-feiras do mês. Veja programação completa.
O mês de maio será de combate à LGBTTIfobia, que são preconceitos, atitudes discriminatórias, violências e exclusões dirigidas a pessoas lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e intersexuais.
Na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), o Grupo de Estudos e Pesquisas em Gênero, Sexualidade, Educação e Diversidade (Gesed) da Faculdade de Educação, preparou atividades que vão começar nesta quarta-feira (3) e continuar em todas as quartas-feiras do mês, sempre às 19h. Todas as atividades são gratuitas.
O evento terá rodas de conversa, mesas redondas e cine debate. Conforme o professor e intergrante do grupo de estudos, Roney Polato, a iniciativa é para afirmar o comprometimento político das ações da universidade.
“O tema escolhido é devido ao fato de, nos últimos anos, estarmos vivendo um recrudescimento dos ataques aos direitos humanos LGBTTI, especialmente por certos setores da sociedade, que se dizem porta-vozes de uma moral e de uma ordem social excludente e marginalizadora", explicou.
Dia Internacional de Combate à LGBTTIfobia
Segundo Polato, o dia 17 de maio foi escolhido como Dia Internacional de Combate à LGBTTIfobia porque, em 17 de maio de 1992, a Organização Mundial de Saúde (OMS) retirou as homossexualidades da Classificação Estatística Internacional de Doenças (CID).
"Esse dia passou a representar a luta pelos direitos humanos LGBTTI, pela multiplicidade das sexualidades e gêneros e contra os preconceitos e as violências", destacou.
O público-alvo das atividades desenvolvidas na UFJF são os docentes, técnicos em educação, terceirizados e estudantes da instituição, além de profissionais de escolas da cidade e da região.
“Buscamos organizar atividades que pudessem contemplar diferentes públicos, tendo como foco a Universidade e sua relação com a sociedade e a educação como possibilidade de transformação social", pontuou.
As pessoas interessadas poderão se inscrever antes do início de cada atividade e todos vão receber certificados. Confira a programação:
0 comentários:
Postar um comentário