Bicicleta pintada de branco marca local onde adolescente morreu após bater em ônibus. ONG Mobilicidade cobra ampliação de ciclorrota. Settra garante que melhorias estão em andamento.
Uma ghost bike foi instalada na rotatória do trevo do Bairro Jardim Glória, em Juiz de Fora, nesta segunda-feira (1º). É uma homenagem ao ciclista de 16 anos que morreu após bater em um ônibus no local há uma semana. A ONG Mobilicidade lembrou que são necessários ampliação e reforço na sinalização, além do respeito ao ciclista e à ciclorrota. Em nota, a Secretaria de Transporte e Trânsito (Settra) informou que as medidas estão em andamento.
A ideia da bicicleta pintada de branco em locais onde houve acidentes fatais com ciclistas serve como alerta aos condutores que passam na região. “É uma forma de chamar a atenção, não deixar cair no esquecimento este fato trágico e chamar a atenção para a violência no trânsito. A gente precisa ter consciência de que o trânsito é feito pela gente e, se está violento, a culpa é nossa”, disse o integrante da ONG, Guilherme Mendes.
Dentro desta ação, outras duas ghost bike foram instaladas em Juiz de Fora: uma no viaduto da Avenida Brasil, que foi retirada, e outra na Via São Pedro, colocada em maio de 2016.
Mesmo com a implantação desses percursos demarcados pela sinalização vertical e horizontal, ciclistas e especialista em trânsito confirmam os problemas para quem optou por transitar de bicicleta pela cidade.
Em nota, a Settra informou que ampliou para 11,2 quilômetros as ciclorrotas instaladas, incluindo as avenidas Rio Branco, Getúlio Vargas e Francisco Bernardino. Há a previsão de ampliação para outros pontos da cidade. A Settra está em fase de contratação de uma nova empresa para realizar o serviço de reforço na sinalização existente.
No sentido Zona Norte, existe a previsão de construção de uma ciclovia às margens do Rio Paraibuna, que está em fase de captação de recurso. O projeto não foi executado anteriormente por conta das obras de despoluição do rio, conforme a Settra.
0 comentários:
Postar um comentário