quarta-feira, 31 de maio de 2017

Pela segunda vez preso troca de lugar com irmão e foge de presídio no Piauí

Considerado perigoso, fugitivo já foi indiciado por quatro homicídios e é investigado em uma quinta morte.

Uma fuga da Casa de Custódia de Teresina chamou a atenção pelas circunstâncias. O detento Francisco das Chagas dos Santos Machado Sobrinho, preso preventivamente por homicídio, saiu do local pela porta da frente pela segunda vez, após enganar o sistema de segurança da unidade prisional. Segundo o vice-presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Piauí (Sinpoljuspi), Kleiton Holanda, o preso conseguiu fugir após ter se passado por seu irmão, que também estava preso no mesmo e iria ganhar liberdade por conta de um alvará de soltura.

“Mais uma vez ocorreu um erro grosseiro da direção do presídio. O detento conseguiu fugir após um alvará conceder a liberdade para seu irmão, que também estava preso. Francisco das Chagas conseguiu fugir, já que se confere apenas com o próprio detento se os dados pessoais são os mesmos apresentados no documento de liberação", falou.

Em nota, a Casa de Custódia de Teresina informou que a fuga de Francisco das Chagas foi comunicada ao Judiciário no dia 5 de maio deste ano e que a Secretaria de Justiça está investindo na aquisição de equipamentos de segurança (confira a íntegra da nota no fim da matéria).

“Se fosse implantado o sistema de biometria nos presídios isso iria evitar os erros e consequentemente as fugas”, disse.

Após a soltura equivocada de Francisco, o imão dele, Crenildo, também foi colocado em liberdade, que havia uma alvára de soltura em seu favor.

Para o sindicato esse tipo de fuga ocorre com frequência no maior presídio do Piauí. “Esse foi o 5º caso somente este ano na Casa de Custódia, que abriga atualmente 1 mil presos, com apenas 11 agentes penitenciários se dividindo em diversas funções" disse. Questionada sobre esse dado, a Sejus não se pronunciou.

Fugitivo é considerado perigoso

De acordo com a Delegacia de homicídios de Teresina, Francisco das Chagas dos Santos Machado Sobrinho responde por cinco roubos e porte ilegal de arma de fogo, além de ter sido indiciado por quatro homicídios e investigado em mais um. “Esse rapaz não preza pela vida humana. Pelos menos três mortes foram cometidas por ele em 2016 e um em 2015. Todos na Zona Sul de Teresina. Ele solto é um perigo pela sociedade”, alertou o delegado Danúbio Dias.

A defesa de Francisco das Chagas dos Santos Machado Sobrinho não foi encontrada para falar sobre o assunto.

0 comentários:

Postar um comentário