segunda-feira, 8 de maio de 2017

Procon autua agências bancárias de Uberaba por infrações ao consumidor 

Infrações mais comuns são o tempo excessivo de espera nas filas e a falta de informações obrigatórias aos clientes.

Nos últimos 90 dias, todos os cinco maiores bancos de Uberaba – Itaú, Bradesco, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Santander – tiveram, ao menos, uma agência autuada pela Fundação Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon). O G1 entrou em contato com as assessorias dos bancos e aguarda posicionamento sobre o assunto.

Do total de 38 agências e postos bancários instalados na cidade, 19 foram autuadas. As infrações mais comuns são o tempo excessivo de espera nas filas e a falta de informações obrigatórias ao consumidor. Bradesco, Itaú e Santander foram os bancos que sofreram o maior número de autuações. Uma cooperativa de crédito também foi autuada.

Segundo as estatísticas do Procon Uberaba, as agências bancárias, as empresas de cartões de crédito e as financeiras, juntas, são responsáveis por 40% do movimento de consumidores que procuram a orientação do órgão diariamente. Para o presidente órgão, Rodrigo Mateus de Oliveira Signorelli, a fiscalização deve aumentar.

“Anunciamos em fevereiro que a fiscalização seria mais rigorosa, como efetivamente foi. Mas, infelizmente, a melhora na prestação de serviço pelas agências foi muito pequena. Temos que redobrar a fiscalização nas agências e exigir dos bancos melhoras concretas no atendimento”, ressaltou.

Os bancos autuados responderão processo administrativo, que pode culminar com a sanção de multa. Ultimamente, as multas aplicadas pela Procon Uberaba aos bancos não são menores do que R$ 30 mil por infração.

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