Blitz Lei do Couro ocorre em shoppings, lojas e concessionárias de veículos, esclarecendo sobre uso de termos corretos dos produtos. Lojistas que se recusarem a mudar nomenclatura, terão os casos encaminhados ao Procon.
Comerciantes e lojistas de Uberlândia, Uberaba, Araguari e Ituiutaba, no Triângulo Mineiro e de Juiz de Fora, na Zona da Mata, estão recebendo até esta segunda-feira (29), a Blitz Lei do Couro - um projeto do Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB) que verifica se o uso de produtos feitos em couro ou materiais sintéticos estão de acordo com a lei.
A intenção das ações é orientar a proibição do uso de termos como “couro sintético” e “couro ecológico”, como é destacado na legislação.
De acordo com a assessoria da CICB, esta é a primeira vez que o projeto passa pelas cidades e a expectativa é que cerac de 2.500 lojas, shoppings e concessionarias de veículos sejam visitadas em todo o estado. Apenas nesta edição, mais de 2,5 mil quilômetros já foram rodados em todo Brasil.
O coordenador da iniciativa, Ricardo Michaelsen, esclareceu que as blitzen buscam informar comerciantes e fazer correções de forma eficiente. “É por meio do conhecimento do lojista e do comerciário que o consumidor saberá o que está adquirindo, sem ser ludibriado”, disse.
Segundo Michaelsen, quando a equipe detecta alguma infração, sugere a correção imediata ao comerciante. Os casos de lojistas que se recusam a modificar o anúncio são encaminhados aos órgãos de proteção do consumidor pelo próprio CICB.
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