Inicialmente, estão sendo disponibilizadas 70 vagas; inscrições terminam no dia 15 de maio.
Nesta primeira fase, estão sendo disponibilizadas 70 vagas e os pretendentes têm até às 18h do dia 15 de maio para efetuarem as inscrições através do Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (Siga).
De acordo com o pró-reitor de Assistência Estudantil da UFJF, Marcos Souza Freitas, ainda não serão entregues as 113 vagas previstas inicialmente durante o período de adaptação dos estudantes.
“Foram realizadas diversas reuniões e decidimos que o ideal para o momento era não disponibilizar o número total, já que os alunos que forem selecionados nesta primeira fase deverão se organizar para definir, ainda, algumas regras de funcionamento como um condomínio”, explicou.
Freitas relatou que a ocupação de todas as vagas neste primeiro momento dificultaria a parte de estrutura de funcionamento das moradias. “A ocupação total poderia impedir que novos alunos, que entrarão no próximo semestre e tenham ainda mais dificuldades financeiras, participem do processo seletivo”, completou.
De acordo com informações divulgadas pela Pró-reitoria de Assistência Estudantil da UFJF, as vagas são para alunos que possuam família que não seja residente em Juiz de Fora e se enquadrem nos critérios socioeconômicos exigidos pela instituição. O resultado parcial da seleção será publicado no dia 1º de junho e, após análise de recursos, sairá o resultado final, previsto para o dia 21 do mesmo mês.
Os dois prédios têm quatro andares, com quartos individuais, duplos e triplos, e estão localizados na Rua José Lourenço Kelmer, no Bairro São Pedro. Há áreas comuns de estudo e convivência, banheiros e cozinha em cada ala e lavanderia compartilhada, com os equipamentos correspondentes, como fogões, geladeiras e máquinas de lavar.
O maior prédio comporta até 82 estudantes, e o menor, 31. Ambos terão ocupação masculina e feminina, mas com separação de alas e pavimentos. Esta e todas as demais decisões sobre a habitação foram discutidas na Comissão de Moradia Estudantil e em fóruns com representantes dos alunos.
A maior parte dos quartos terá dois estudantes cada. Eles serão equipados com beliche e colchões, escaninhos e mesas de estudo. Há também alojamentos adaptados para pessoas com deficiência. A distribuição dos quartos entre os candidatos selecionados será feita por sorteio, após a seleção em edital específico.
Haverá controle de acesso na entrada dos prédios e cada morador receberá as chaves de acesso após a assinatura do termo de ocupação. Não serão permitidos animais de estimação, nem fumar nos ambientes fechados, fazer festas ou atividades que atrapalhem o descanso e os estudos dos demais residentes, receber pessoas para pernoite, entre outras regras listadas em um regulamento, que será disponibilizado em breve.
0 comentários:
Postar um comentário