quinta-feira, 29 de junho de 2017

Censo Agropecuário vai mapear mais de 6 mil propriedades rurais no Amapá

IBGE pretende fazer, em 5 meses, um diagnóstico da produção e comercialização em estabelecimentos rurais. O levantamento de dados inicia em 1º de outubro.

Previsto para iniciar em 1º de outubro, a coleta de dados do Censo Agropecuário deve visitar mais de 6 mil propriedades rurais nos 16 municípios do Amapá, segundo previsão do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A pesquisa tem previsão para durar 5 meses.

Nesta quinta-feira (29), o órgão apresentou a técnicos, servidores e representantes do setor de agricultura e pecuária, a dinâmica da coleta de informações e da divulgação dos primeiros resultados, que deve acontecer em 2018, encerrando totalmente em 2019.

O principal objetivo do Censo Agropecuário é fazer um mapa da atividade produtiva do país, visitando cada estabelecimento rural, seja pequeno ou grande, e levantar informações sobre plantio, cultivo, uso de tecnologias, empregos, renda, faturamento e tamanho de propriedades.

"Pedimos aos agricultores que recebam nossos pesquisadores, não tenham medo ou preocupação de dar as informações, pois toda informação dada ao IBGE é sigilosa e não terá nenhum problema em nos dar a informação. Não somos órgão fiscalizador, apenas de estatística, queremos somente os dados nos municípios", frisou o chefe do IBGE no Amapá, Haroldo Canto.

"Informações dão conta de 12 mil propriedades, mas tem uns que não são estabelecimentos agropecuários, e só é contado aquele que produzir alguma coisa ou comercializar. Existem muitos lotes, porém não tem produção rural. Mesmo dentro de Macapá existem locais que produzem e vendem verduras e frutas, que vão entrar na contagem", destacou o chefe do instituto.

Tem alguma notícia para compartilhar? Envie para o VC no G1 AP ou por Whatsapp, nos números (96) 99178-9663 e 99115-6081.

0 comentários:

Postar um comentário