sexta-feira, 16 de junho de 2017

Hospital de Divinópolis retoma atendimentos de urgência para crianças

Pronto Atendimento Pediátrico foi reaberto junto à Sala Vermelha após dois anos.

Setor funciona há 10 dias no HSJD em Divinópolis (Foto: Reprodução/TV Integração)Setor funciona há 10 dias no HSJD em Divinópolis (Foto: Reprodução/TV Integração)

Setor funciona há 10 dias no HSJD em Divinópolis (Foto: Reprodução/TV Integração)

Após dois anos, o Hospital São João de Deus (HSJD) em Divinópolis retomou o Pronto Atendimento Pediátrico com funcionamento 24 horas. As atividades foram iniciadas no dia 5 de junho. Nos primeiros dias de atendimentos do setor, mais de 140 crianças foram socorridas e, dessas, três foram encaminhadas como casos de urgência.

"Com relação ao Pronto Atendimento, ele foi aberto junto à Sala Vermelha e esse atendimento vai ser feito para saúde complementar, que são os pacientes de convênio de atendimento particular”, disse o médico pediatra Rafael Pinheiro.

Depois do Pronto Atendimento de emergência pediátrica, o HSJD deve realizar mais melhorias no setor de pediatria como as expansões da UTI Neonatal e também do Centro de Cirurgia Pediátrica.

“A intenção é que, com a pediatria, a gente consiga fechar no tempo correto a parte da leucemia, que hoje nós não atendemos. A gente vai realmente fechar todo atendimento pediátrico e entende que vai atender a população de forma satisfatória. Aí a gente cumpre a nossa missão”, disse a superintendente do HSJD, Elis Regina.

A cabeleireira Raquel Damaris teve que encaminhar o filho de oito anos para atendimento no setor. Ele teve febre alta. “Só de ter o setor novamente, a gente fica mais tranquila, satisfeita”, disse.

Funcionamento do Pronto Atendimento

Segundo o diretor técnico do HSJD, Eduardo Mattar, pacientes que fazem o uso do Sistema Único de Saúde (SUS) podem ser atendidos pela especialidade de pediatria ambulatorial em casos graves, socorridos pelo Serviço de atendimento Móvel de Urgência (Samu), através da Sala Vermelha, e os pacientes de convênio podem comparecer diretamente ao Pronto Atendimento.

"O atendimento pediátrico é voltado para a criança que está passando mal em casa, que tenha convênio, podendo assim vir direto para o hospital, onde tem um pediatra de plantão. No caso de urgência e emergência, tem que ser via Samu, onde os profissionais irão avaliar se a criança precisa de atendimento avançado de urgência e emergência no Hospital São João de Deus, ou caso contrário, a criança poderá ser encaminhada para a unidade de Pronto Atendimento (UPA)", disse o diretor técnico.

O Pronto Atendimento do HSJD está apto a oferecer atendimentos aos pacientes que apresentam sintomas como febre, crise alérgica, dor de garganta ou que tenham outras complicações de urgência e emergência, como fraturas, problemas graves respiratórios, dentre outros.

Desta forma, o atendimento é imediato, de acordo com o Protocolo de Manchester, que classifica as condições de cada paciente em: não urgente (azul), pouco urgente (verde), urgente (amarelo), muito urgente (laranja) e emergente (vermelho).

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