quinta-feira, 1 de junho de 2017

Livro reúne depoimentos e histórias de famílias das escolas agrícolas do Amapá

Lançamento da obra ocorre nesta quinta-feira (1º), no Museu Sacaca, em Macapá. Conteúdo do livro pode ser baixado gratuitamente pela internet.

Os 29 anos de trajetória das Escolas Famílias do Amapá (EFA), responsáveis pela educação no campo, é tema de um livro que será lançando na noite desta quinta-feira (1º), no Museu Sacaca, em Macapá. A obra reúne depoimentos de estudantes e trabalhadores das seis comunidades rurais onde estão presentes as instituições de ensino.

A publicação “Educação do Campo na Amazônia: a experiência histórica das Escolas Famílias do Estado do Amapá” descreve a história dessas instituições a partir da mobilização de trabalhadores rurais, em conjunto com organizações sociais e setores progressistas da igreja católica. O trabalho foi organizado pelo Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB) e pela Rede das Escolas Famílias do Amapá (Raefap).

De acordo com o presidente da Raefap, Adenilson Vilhena Correa, de 35 anos, a proposta da publicação é mostrar a importância das EFAs na vida da comunidade do campo. Ele acredita que o trabalho pode evitar o êxodo rural com a garantia de educação.

“Esse livro representa a divulgação de um projeto muito importante dentro do estado, na qual retrata da realidade da educação no campo. As Escolas Famílias são esse espelho do ensino. É um projeto construído pela vontade do povo rural e dos movimentos sociais com a sociedade civil organizada. Nosso objetivo é que os jovens se formem e colaborem para o crescimento do campo”, ressaltou.

Em território amapaense, a primeira Escola Família foi lançada na região do Pacuí. Atualmente, existem seis unidades em comunidades. Todas funcionam com base na pedagogia da alternância, uma concepção de educação adaptada a realidade do campo. Nesse modelo, o estudante intercala período de internato com período na comunidade, mantendo o apoio à produção de onde vive.

Tem alguma notícia para compartilhar? Envie para o VC no G1 AP ou por Whatsapp, nos números (96) 99178-9663 e 99115-6081.

0 comentários:

Postar um comentário