Programação é alusiva ao Dia Estadual do Capoerista e do Mestre de Capoeira, celebrado em 30 de junho. Eventos serão realizados nas zonas Norte e Sul de Macapá.
Cerca de seis mil capoeristas distritbuídos em 40 grupos no Amapá devem participar da programação alusiva ao Dia Estadual do Capoerista e do Mestre de Capoeira, celebrado em 30 de junho. Debates e ações sociais serão realizados durante o mês de julho, em Macapá.
No dia 8, sábado, será promovida uma mesa redonda com a participação de vários mestres de capoeira. Nos dias 22 e 29, a Secretaria Extraordinária de Políticas Públicas para os Afrodescendentes (Seafro) vai realizar ações sociais com emissão de documentos e atividades culturais. Os eventos serão nas zonas Norte e Sul, respectivamente.
Para a secretária interina da Seafro, Jennifer Santos, a "capoeira do Amapá tem como principal característica a forte ligação com o marabaixo". As tendências mais praticadas no estado são maculelê, samba de roda e capoeira angola.
“A capoeira é um esporte, uma dança, uma luta que movimenta todo corpo e hoje um dos nossos maiores sonhos é ver essa manifestação cultural presente em todas as escolas”, ressaltou Jennifer.
Um projeto do governo do Estado quer inserir a capoeira nas escolas da rede pública como curso livre ou alternativa às aulas de educação física. A Secretaria de Estado da Educação (Seed) análisa a viabilidade da iniciativa.
O Dia Estadual do Capoerista e do Mestre de Capoeira foi instituído pela Lei nº 1.678/2012, do Governo do Amapá.
Tem alguma notícia para compartilhar? Envie para o VC no G1 AP ou por Whatsapp, nos números (96) 99178-9663 e 99115-6081.
0 comentários:
Postar um comentário