A Polícia Rodoviária Federal (PRF) informou nesta quinta-feira (19) que não vai acompanhar o trajeto de fiéis até o Santuário de Nossa Senhora da Abadia, em Romaria.
O motivo relatado em nota foi o contingenciamento orçamentário, que impõe que as rondas e deslocamentos de viaturas estão restritas a situações emergenciais.
A operação "Romaria" é tradicional nos trechos da BR-365 no Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba durante as duas primeiras semanas de agosto.
O objetivo dos devotos é chegar ao santuário até o dia 15 de agosto, quando é comemorado o dia da assunção de Nossa Senhora de Abadia.
Mesmo com a ausência, a PRF forneceu instruções para que os “romeiros’ sigam o trajeto em segurança:
- Caminhar pelo acostamento, em fila indiana e em sentido contrário ao fluxo de veículos;
- Usar roupas claras para facilitar a visualização por parte dos condutores;
- Durante a noite, usar coletes reflexivos ou lanternas, mas com cuidado para não ofuscar a visão dos motoristas;
- Em caso de parada dos veículos de apoio, não usar os acostamentos;
- Caso haja alguma emergência, entrar em contato com a PRF pelo telefone 191.
Pontos de apoio aos romeiros
Dois pontos de apoio aos romeiros foram definidos em Patrocínio. De acordo com a Prefeitura, a partir do dia 2 de agosto, estarão disponíveis barracas no pátio do Posto Bagajão e próximo ao distrito de Celso Bueno. Os pontos têm 17 Km de distância um a outro.
Nos dois locais, os fiéis terão um lugar de descanso, com 48 camas e refeições gratuitas. Também haverá atendimento com enfermeiros, ambulâncias disponíveis e espaço para banho.
0 comentários:
Postar um comentário