Segundo dados do Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG), 13% dos motoristas em atividade em Juiz de Fora possuem mais de 65 anos.
O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) não prevê idade máxima para condutores, mas estabelece que idosos renovem com mais frequência o exame de aptidão.
O CTB estipula que, até os 65 anos, a renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) seja feita de cinco em cinco anos. Após essa idade, o intervalo para que seja feita a renovação é diminuído para três anos. O tempo para renovação pode ser até menor, de acordo com indicação médica.
A delegada de trânsito de Juiz de Fora, Sheila Oliveira, alertou para que pessoas idosas tenham mais atenção quando dirigem, mas revelou que geralmente elas tendem a respeitar mais as leis de trânsito.
“Os idosos precisam ter mais cautela em cruzamentos e sempre prestar atenção na sinalização”, indicou.
O percentual de motoristas com mais de 65 anos na cidade deve aumentar, tendo em vista que Juiz de Fora, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), é a terceira cidade com mais de 500 mil habitantes do país em número de idosos.
Proprietários de autoescola têm registrado aumento na procura de pessoas da terceira idade em busca da primeira habilitação.
0 comentários:
Postar um comentário