'Análise Sociológica da Justiça Itinerante Fluvial', de Simone Palheta, será lançado no dia 4 de julho, em uma livraria na Zona Sul de Macapá.
O impacto das ações da Justiça Itinerante na vida de quem mora em comunidades ribeirinhas do Amapá foram transformados em livro. “Análise Sociológica da Justiça Itinerante Fluvial” é resultado de uma pesquisa de quatro anos da autora, a advogada Simone Palheta. A obra será lançada no dia 4 de julho, às 17h30, em uma livraria na Zona Sul de Macapá.
A pesquisa pretendeu compreender a importância do conhecimento da identidade étnica do ribeirinho para que o acesso à justiça se torne muito mais efetivo, sem que a cultura local seja modificada. As atividades trouxeram diversos benefícios às comunidades distantes dos centros urbanos. A reflexão desse choque cultural é a proposta da obra.
De acordo com Simone Palheta, o livro é um convite para conhecermos a diversidade sociocultural dos povos da Amazônia, principalmente das comunidades que vivem as margens dos rios.
“É preciso ler, conhecer, debruçar nas ideias e viajar para entendermos a estrutura do Poder Judiciário amapaense e seu perfil, bem como a temática principal do livro que é o acesso à justiça pela via de direitos”, instrui a autora.
O livro não somente leva ao conhecimento do Brasil a realidade ribeirinha, como também a cultura amapaense. Entre os capítulos, poesias e letras de músicas regionais ambientam o leitor sobre o jeito do povo do Amapá.
Simone Palheta Pires é doutora em direito, formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), pesquisadora, professora adjunta pela Universidade Federal do Amapá (Unifap), especialista em direito processual civil e teóloga. "Análise Sociológica da Justiça Itinerante Fluvial" é o terceiro livro da autora.
Lançamento do livro "Análise Sociológica da Justiça Itinerante Fluvial"
Data: 4 de julho
Hora: 17h30
Local: Livraria Leitura, no Amapá Garden Shopping (Rodovia JK, bairro Universidade)
Entrada: franca
Tem alguma notícia para compartilhar? Envie para o VC no G1 AP ou por Whatsapp, nos números (96) 99178-9663 e 99115-6081.
0 comentários:
Postar um comentário