sexta-feira, 21 de julho de 2017

Postais da coleção #JFpramim são distribuídos em Juiz de Fora

Daniel Torres usou celular para fazer foto do painelDaniel Torres usou celular para fazer foto do painel

Daniel Torres usou celular para fazer foto do painel "As Quatro Estações' de Cândido Portinari, selecionada para a coleção do #JFpramim (Foto: Reprodução/TV Integração)

O olhar afetivo por Juiz de Fora de dez fotógrafos está eternizado na coleção de cartões postais do projeto #JFpramim. O concurso de homenagem à cidade foi realizado entre abril e maio deste ano e elegeu as imagens feitas por Igor Tibiriçá Mendes, Bruno Fernandes Patrocínio, Fernanda Serra Gondim, Roberta Valle, Sinval de Abranches, Morana Zambrini, Letícia Amorim Santos, Gustavo Tempone e dos repórteres cinematográficos da TV Integração Daniel Torres e Rodrigo Neves.

Agora as pessoas podem ter acesso às fotos escolhidas. Basta procurar nos pontos em que os cartões foram espalhados pela cidade. (Confira abaixo os locais)

O G1 conversou com o coordenador Lucas Gamonal sobre o resultado e desdobramentos do projeto e também com três dos fotógrafos selecionados sobre importância de estar na coleção.

Fotógrafos comemoram valorização da cidade

O olhar e a lente de Fernanda Gondim foi para o alto - focando o tradicional edifício no cruzamento do Calçadão da Halfeld com a Avenida Rio Branco para fazer a foto que se tornou o cartão "O cavalgar de Portinari - Edifício Clube Juiz de Fora".

“Eu acredito no fato da gente estar sempre observando o meio urbano, as paisagens. O momento deu pela contemplação. A gente sai de viagem e fotografa fora e se esquece de fotografar e dar valor ao nosso meio. Eu me senti muito motivada em participar do concurso para poder expressar a minha arte, que é a fotografia de arquitetura, e mostrar a arquitetura da minha cidade”, explicou.

Estar entre as fotos selecionadas é motivo de orgulho, segundo Fernanda Gondim.

"Foi uma das minhas maiores conquistas, saber que inúmeras pessoas vão ver a minha foto e reconhecer o local. E saber que o cartão está sendo distribuído de forma gratuita e qualquer pessoa vai poder ter. É uma valorização local e um passo muito importante na minha carreira como artista”.

A foto de Fernanda Gondim se tornou o postal 'O cavalgar de Portinari - Edifício Clube Juiz de Fora', da coleção #JFpramim (Foto: Reprodução/TV Integração)A foto de Fernanda Gondim se tornou o postal 'O cavalgar de Portinari - Edifício Clube Juiz de Fora', da coleção #JFpramim (Foto: Reprodução/TV Integração)

A foto de Fernanda Gondim se tornou o postal 'O cavalgar de Portinari - Edifício Clube Juiz de Fora', da coleção #JFpramim (Foto: Reprodução/TV Integração)

Os repórteres cinematográficos da TV Integração estão acostumados a buscar imagens que reflitam o cotidiano da cidade. No entanto, as duas selecionadas para a coleção surgiram em momentos inesperados.

"Reflexões Históricas - Reflexo do antigo Paço Municipal projetado sobre o painel As Quatro Estações de Cândido Portinari" foi feita em 2014 durante uma matéria especial, como conta o fotógrafo Daniel Torres.

“Essa foto não foi planejada. A gente estava fazendo uma gravação especial para o aniversário da cidade em 2014 e a gente saiu em Juiz de Fora e busca de olhares e visões fora do comum para mostrar esta matéria. A idéia inicial era fazer imagem do painel do Portinari, só que era umas 10h e o sol só estava batendo no prédio da Fundação Alfredo Ferreira Lage (Funalfa). Este espaço estava na sombra, o que criou a condição perfeita para o reflexo do prédio ser projetado neste vidro, fundindo essas duas imagens. A gente fez a imagem para a matéria e na hora eu não estava com a câmera fotográfica, só com a filmadora e então acabei fazendo a foto com o celular mesmo”, disse.

Ver a foto em um cartão postal ainda o surpreende, mas segundo Daniel Torres, o mais importante foi a iniciativa despertada pelo concurso.

“Nunca imaginei que ela pudesse virar cartão postal foi uma surpresa bem bacana. O mais importante é coroar esta paixão por homenagear nossa cidade através dos nossos olhares, esse nosso amor por Juiz de Fora que não tem medida", comentou.

Rodrigo Neves registrou 'Área de lazer do bairro Monte Castelo' durante matéria para TV Integração (Foto: JFpramim/Facebook)Rodrigo Neves registrou 'Área de lazer do bairro Monte Castelo' durante matéria para TV Integração (Foto: JFpramim/Facebook)

Rodrigo Neves registrou 'Área de lazer do bairro Monte Castelo' durante matéria para TV Integração (Foto: JFpramim/Facebook)

"Área de lazer do bairro Monte Castelo" é uma das poucas fotos da coleção que não retrata algum ponto turístico na região central. O repórter cinematográfico Rodrigo Neves contou que também foi um registro feito durante uma matéria. Agora está até em porta-retrato dos familiares.

"Eu tirei a foto porque achei a imagem bonita. Estava no bbairro fazendo uma matéria para o quadro Heróis do Cotidiano em fevereiro deste ano. Sempre que a gente está em algum lugar e vejo algo bonito, faço a foto. Para mim, que trabalha com imagem, é gratificante ter uma foto reconhecida que se tornou cartão postal da cidade. A imagem ficou eternizada", disse.

Objetivo atingido, diz coordenador

O turismólogo Lucas Gamonal é o idealizador e coordenador do projeto. Ver a coleção do #JFpramim chegar às mãos dos moradores e visitantes está superando as expectativas dele.

"Estive em alguns lugares e as pessoas estão me falando que querem pegar muitos, saber onde estão os outros. Ver a reação tem sido bacana, o retorno está legal. A equipe da Prefeitura me informou que a coleção foi distribuída como recordação aos participantes do Minas Láctea. Sempre imaginamos o impacto, mas a gente se depara com estas coisas que não pensava que poderia acontecer", disse ao G1.

Ele disse que as fotos trazem novos olhares sobre locais conhecidos da região Central, vista áreas da da região de Benfica e do Alto Grajaú, a quadra no Monte Castelo. E agora, para completar a coleção, as pessoas precisam visitar os pontos de distribuição dos postais

  • Casa d’Italia
  • Cine Theatro Central
  • Fórum da Cultura
  • Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa)
  • Museu Mariano Procópio
  • Museu Ferroviário
  • Museu Murilo Mendes
  • O Andar De Baixo
  • Praça do Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU)

"A ideia é fazer com que as pessoas explorem os lugares para ter todos. O meu objetivo central sempre foi a valorização da cidade, parar e pensar nas coisas positivas, e está sendo atingido. Causar este impacto: as pessoas olharem a cidade, observarem e publicarem fotos. Elas precisam se sentir que este patrimônio e esta cidade é realmente delas", comentou.

Patrocinada pela Lei Murilo Mendes de Incentivo à Cultura, da Prefeitura de Juiz de Fora, a coleção de postais faz parte de uma iniciativa que começou em 2015, com a proposta de homenagear o aniversário de 165 anos de Juiz de Fora através das redes sociais e do site do projeto, com o compartilhamento de imagens e textos sobre a cidade.

O projeto #JFpramim também teve intervenções urbanas e uma exposição coletiva com mais de 200 fotografias, no festival JF Foto 15, no Centro Cultural Bernardo Mascarenhas. Houve, ainda, alimentação das redes sociais do projeto até junho de 2016.

"A ideia da coleção de postais surgiu para ter um resultado concreto, um retorno ao ritual de escrever e enviar pelos Correios, de ter a recordação impressa e se lembrar disso quando encontrar no futuro. As pessoas me perguntaram se haverá outra coleção no ano que vem, mas gostaria de fazer um intervalo de tempo neste caso. Pode render alguma outra exposição, mas por hora, ainda não defini o próximo desdobramento", comentou Lucas Gamonal.

Confira os postais da coleção #JFpramim:

"Foto tirada do Alto Grajaú durante uma chuva de verão", de Igor Tibiriçá Mendes (Foto: #JFpramim/Facebook)

"Imagem aérea de Benfica", de Bruno Fernandes Patrocínio (Foto: JFpramim/Facebook)

Edifício Sulacap, 1938, de Roberta Valle (Foto: #JFpramim/Facebook)Edifício Sulacap, 1938, de Roberta Valle (Foto: #JFpramim/Facebook)

Edifício Sulacap, 1938, de Roberta Valle (Foto: #JFpramim/Facebook)

Foto feita da Ponte Pedro Marques, a Ponte do Manoel Honório, por Sinval de Abranches está na coleção #JFpramim (Foto: #JFpramim/Facebook)Foto feita da Ponte Pedro Marques, a Ponte do Manoel Honório, por Sinval de Abranches está na coleção #JFpramim (Foto: #JFpramim/Facebook)

Foto feita da Ponte Pedro Marques, a Ponte do Manoel Honório, por Sinval de Abranches está na coleção #JFpramim (Foto: #JFpramim/Facebook)

Luzes noturnas na Praça da Estação, por Morana Zambrini (Foto: #JFpramim/Facebook)Luzes noturnas na Praça da Estação, por Morana Zambrini (Foto: #JFpramim/Facebook)

Luzes noturnas na Praça da Estação, por Morana Zambrini (Foto: #JFpramim/Facebook)

"Os possíveis registros e olhar atento a vida social e humana integrada entre o passado, presente e futuro", de Letícia Amorim Santos (Foto: #JFpramim/Facebook)

Fluxo, Gustavo Tempone (Foto: #JFpramim/Facebook)Fluxo, Gustavo Tempone (Foto: #JFpramim/Facebook)

Fluxo, Gustavo Tempone (Foto: #JFpramim/Facebook)

0 comentários:

Postar um comentário