A Secretaria de Transporte e Trânsito (Settra) da Prefeitura de Juiz de Fora lançou nesta sexta-feira (21) uma nova versão do aplicativo CittaMobi, que auxilia usuários do transporte público na cidade. Na nova atualização, há o acréscimo da ferramenta “TalkBack”, que possibilita a utilização por deficientes visuais de todas as funções.
O aplicativo, que possibilita ao cidadão consultar previsões de chegada do ônibus em qualquer ponto, está disponível para celulares com os sistemas iOS e Android e pelo computador. No entanto, a nova função que já está funcionando só vale para usuários de Android.
A novidade é o suporte de voz para quem tem baixa ou perda total de visão. O usuário deve ler em voz alta cada operação feita no aparelho e a fala, junto com a vibração, indica que a operação foi feita com sucesso.
Segundo a Prefeitura, desde que foi lançado na cidade, em 2014, mais de 35 mil pessoas consultam ativamente horários e 220 mil já baixaram o CittaMobi.
O lançamento da nova versão do aplicativo foi na Escola de Governo e contou com a presença do prefeito Bruno Siqueira (PMDB), do secretário de Transporte e Trânsito (Settra), Rodrigo Tortoriello, e de um representante da empresa que desenvolveu o aplicativo.
Aplicativo
O CittaMobi disponibiliza as linhas que atendem cada ponto, informa se os ônibus são adaptados para deficientes, permite a marcação de linhas e pontos utilizados, mostra os arredores do ponto escolhido com o recurso “Street View” do Google Maps, informa os pontos de parada e o tempo previsto para chegada.
Também é possível habilitar um alarme para que o passageiro saiba perto de que ponto está e desça do ônibus com segurança.
Ruas Completas
Também nesta sexta, foi aberto o workshop “Ruas Completas”, articulado pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP) e pela organização não governamental World Resources Institute (WRI Brasil) para funcionários de prefeituras da região.
O projeto defende a democratização do espaço público, redistribuindo o espaço de uma rua para que ela atenda a todos os usuários com segurança e conforto. Desde o início de 2017, 11 municípios toparam fazer parte da rede que preza pelas ações, como disseminação de boas práticas, discussão de políticas públicas relacionadas à mobilidade urbana de baixo carbono.
Juiz de Fora é uma das cidades participantes do projeto e é a quarta do grupo a receber o treinamento, depois de Recife, Fortaleza e Joinville.
0 comentários:
Postar um comentário