terça-feira, 1 de agosto de 2017

Bombeiro ajuda a salvar criança de quase dois meses por telefone em Vilhena

Bombeiro ajuda a salvar criança de quase dois meses por telefone em Vilhena (Foto: Christian Wentz/G1)Bombeiro ajuda a salvar criança de quase dois meses por telefone em Vilhena (Foto: Christian Wentz/G1)

Bombeiro ajuda a salvar criança de quase dois meses por telefone em Vilhena (Foto: Christian Wentz/G1)

Um bebê de quase dois meses foi salvo ao se engasgar com remédio por um Bombeiro Militar, que ajudou por telefone a mãe da criança a desengasgar com as técnicas dos primeiros socorros em Vilhena, no Cone Sul, na segunda-feira (31). O soldado e o pequeno Lucas se encontraram nesta terça-feira (1º), após o ocorrido. O bombeiro diz “Fico muito feliz por ele estar bem”, finaliza.

O soldado Bruno Willian orientou os familiares com procedimentos para salvar a criança, que tomou um remédio para prevenir refluxo e quase parou de respirar. "Dei o remédio do jeitinho que o médico falou, aí deu um tempinho ele vomitou e engasgou. Vi os lábios dele roxeando e ele ficando molinho, me deu um desespero. Então pedi para minha filha ligar para os bombeiros", conta a mãe Eliete Rodrigues de Araújo.

A filha mais velha de Eliete, de 15 anos, conta que ligou e foi prontamente atendida pelo soldado. “Ele foi me acalmando e me dando as orientações para que eu pudesse repassar para a minha mãe”, explica estudante Angélica.

Bombeiro conheceu a criança nesta terça-feira, 1 (Foto: Extra de Rondônia/Reprodução )Bombeiro conheceu a criança nesta terça-feira, 1 (Foto: Extra de Rondônia/Reprodução )

Bombeiro conheceu a criança nesta terça-feira, 1 (Foto: Extra de Rondônia/Reprodução )

Ao G1, Bruno contou é comum as crianças pequenas se engasgarem com remédios. "Esse tipo de ocorrência é comum, mas é perigosa desde que o solicitante ignore nossas orientações. Ainda bem que neste caso, deu tudo certo. A moça ouviu tudo certinho e passou para a mãe, e assim tivemos um final feliz”, explica.

Pertencente ao 1º Sub-grupamento do 3º Agrupamento, o soldado faz um comunicado a população em geral. "Durante o telefonema, fazemos uma série de perguntas. Isso se chama 'triagem' e é muito importante que quem pede auxílio, que as perguntas sejam respondidas com muita clareza. Nosso atendimento já começa nesta triagem", enfatiza.

De acordo com informações repassadas ao G1, grande parte dos solicitantes não respondem essa pré-avaliação.

"São essas informações que fazem a diferença na hora de atender uma ocorrência. E outra coisa que atrapalha bastante nosso atendimento é o numero de trotes, as pessoas devem ser mais responsáveis e não usar um serviço importante para fazer trotes", finaliza Bruno.

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