terça-feira, 1 de agosto de 2017

Dnit proíbe montagem de barracas de apoio a peregrinos na BR-365, entre Uberlândia e Romaria

Santuário de Nossa Senhora da Abadia em Romaria, no Triângulo Mineiro (Foto: Divulgação/Santuário de Nossa Senhora da Abadia)Santuário de Nossa Senhora da Abadia em Romaria, no Triângulo Mineiro (Foto: Divulgação/Santuário de Nossa Senhora da Abadia)

Santuário de Nossa Senhora da Abadia em Romaria, no Triângulo Mineiro (Foto: Divulgação/Santuário de Nossa Senhora da Abadia)

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) informou nesta terça-feira (1º) que não autorizou, neste ano, a montagem de barracas em apoio aos romeiros na BR-365, em Uberlândia. A rodovia é usada por devotos no trajeto até o Santuário de Nossa Senhora da Abadia, em Romaria. Segundo o órgão, a decisão foi tomada por motivo de segurança, mas a terceira faixa da via será separada com cones e tambores, além da sinalização específica, para proteger os peregrinos que passam pelo acostamento.

Ao G1, padre Márcio Ruback, que coordena a festa no santuário, disse que lamenta decisão do departamento. "O apoio a romeiros com barracas acontece há 147 anos. É uma agressão esta não autorização, mas creio que não teremos prejuízos à festa", disse o pároco.

As barracas, que geralmente são montadas por voluntários, oferecem local de descanso, água, refrigeração, comida e apoio médico em geral para os romeiros durante todo o percurso.

PRF deixa de acompanhar fiéis até Romaria

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) informou também que não vai acompanhar o trajeto de fiéis até o Santuário de Nossa Senhora da Abadia. O motivo, relatado em nota, foi o contingenciamento orçamentário, que teria restringido rondas e deslocamentos de viaturas a situações emergenciais.

A chamada "Operação Romaria" é tradicional nos trechos da BR-365 no Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba durante as duas primeiras semanas de agosto. Mesmo com a ausência de fiscalização, a PRF forneceu instruções para que os romeiros sigam o trajeto em segurança:

  • Caminhar pelo acostamento, em fila indiana e em sentido contrário ao fluxo de veículos;
  • Usar roupas claras para facilitar a visualização por parte dos condutores;
  • Durante a noite, usar coletes reflexivos ou lanternas, mas com cuidado para não ofuscar a visão dos motoristas;
  • Em caso de parada dos veículos de apoio, não usar os acostamentos;
  • Caso haja alguma emergência, entrar em contato com a PRF pelo telefone 191.

0 comentários:

Postar um comentário