segunda-feira, 28 de agosto de 2017

Horticultura ajuda internos do Centro Socioeducativo de Uberaba em processo de ressocialização

Quinze adolescentes que cumprem medida socioeducativa no Centro Socioeducativo de Uberaba devem ser tornar horticultores orgânicos até setembro. De acordo com a Secretaria de Estado de Governo (Segov), o projeto foi criado para ajudar os internos no processo de ressocialização.

“O curso proporcionará aos adolescentes uma qualificação profissional capaz de instrumentalizá-los para uma futura inserção no mercado de trabalho ou até mesmo para a agricultura familiar”, explica diretora de atendimento do Centro Socioeducativo, Rubiane Santos Max.

Adolescentes fazem curso de Horticultor Orgânico em Uberaba (Foto: Rubiane Santos Max/ Divulgação)Adolescentes fazem curso de Horticultor Orgânico em Uberaba (Foto: Rubiane Santos Max/ Divulgação)

Adolescentes fazem curso de Horticultor Orgânico em Uberaba (Foto: Rubiane Santos Max/ Divulgação)

Aprendizado

O curso tem duração de 160 horas de aulas teóricas e práticas e é ministrado em parceria com o Programa Nacional de Acesso ao Ensino e Emprego (Pronatec) por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). Embora a capacidade de atendimento da instituição seja de 50 internos, os participantes foram selecionados a partir da demonstração de interesse e habilidades apresentadas.

Segundo a diretora, os futuros horticultores aprendem no curso todas as etapas da profissão, desde o plantio até a venda.

“Os alunos aprendem lições sobre empreendedorismo e lucratividade, aproveitamento das hortaliças, horticultura geral, armazenamento e comercialização dos produtos. Durante a prática, que acontece na horta da própria unidade, eles aprendem desde a fabricação das mudas, manejo, até a colheita”, explicou.

0 comentários:

Postar um comentário