segunda-feira, 28 de agosto de 2017

Lixeira viciada na orla de Macapá é limpa 11 vezes; mais de 1 tonelada já foi retirada

Lixeira viciada fica na orla do bairro Cidade Nova, em Macapá (Foto: Jorge Abreu/G1)Lixeira viciada fica na orla do bairro Cidade Nova, em Macapá (Foto: Jorge Abreu/G1)

Lixeira viciada fica na orla do bairro Cidade Nova, em Macapá (Foto: Jorge Abreu/G1)

De janeiro a agosto, uma única aréa da orla de Macapá já recebeu 11 vezes o serviços de limpeza da prefeitura da capital. O local, que fica ao lado da Escola Estadual Ivone de Menezes, no bairro Cidade Nova, Zona Leste, foi transformado em lixeira viciada pelos próprios moradores e tem gerado prejuízos financeiros e ambientais ao Município.

Segundo a Secretaria Municipal de Manutenção Urbanística (Semur), mais de uma tonelada de resíduos já foi retirada. São encontrados restos de comida, caroços de açaí, roupas, eletrônicos, pedaços de móveis, entre outros materiais.

Para o titular da Semur, Claudiomar Rosa, a situação é preocupante. Ele destaca que ações educativas e repressivas já foram feitas com o objetivo de chamar atenção dos moradores da região.

“Nós fizemos uma reunião com a comunidade na própria escola, inclusive com foco nos batedores de açaí. Fizemos 11 limpezas, ou seja, existe um prejuízo em diversos aspectos, entre questões financeiras e também ambientais”, disse.

Uma nova ação da secretaria esperar conscientizar a população. A primeira etapa consiste no monitoramento da Guarda Municipal na região. A prefeitura informou que vai reunir novamente com lideranças de bairros para ajudar com denúncia e fiscalização, como já foram feitos em outros pontos da capital.

“Os bairros do Perpétuo Socorro e Cidade Nova têm histórico em jogar lixo em canais e nas crateras formadas no muro de arrimo devido a erosão. Parece um trabalho que não tem fim. Se a gente não levar esse debate para a sociedade, o resultado será o mesmo”, ressaltou o secretário.

Ainda de acordo com a Semur, dos 200 pontos em Macapá chamados “lixeiras viciadas”, 40 já foram combatidos com a ajuda da população. Caso seja identificado, o "sujão" pode pagar multa que varia de R$ 500 a R$ 1,5 mil.

Denúncias

A população pode denunciar, por WhatsApp, SMS ou ligação, quem jogar lixo em áreas públicas através do número 99147-1050.

Tem alguma notícia para compartilhar? Envie para o VC no G1 AP ou por Whatsapp, nos números (96) 99178-9663 e 99115-6081.

0 comentários:

Postar um comentário