
Comboio do Exército chega a Porto Velho nesta segunda-feira
Um comboio de mais de 30 caminhões do Exército Brasileiro (EB), carregados com containers, chegou a Porto Velho neste último domingo (6). Os veículos, que estão estacionados na área do 5° Batalhão de Engenharia e Construção (5° Bec), saíram do Rio de Janeiro há cerca de 10 dias em direção à Tabatinga (AM), onde, em novembro, acontecerá o ‘Amazon Log’. A ação será uma atividade militar que envolverá militares brasileiros, colombianos e peruanos, na região da tríplice fronteira.
Tabatinga é uma cidade localizada a 1,1 mil quilômetros de Manaus, onde só é possível chegar de barco ou avião.
A região, de acordo com o Exército, é uma das rotas do crime organizado já que apenas o rio Amazonas separa o Brasil do Peru e da Colômbia.
Segundo o Exército, a atividade militar é inédita no país e visa avaliar e preparar a tropa para ações multinacionais humanitárias. Também serão desenvolvidos trabalhos voltados ao combate do crime organizado e crises ambientais.
Observadores internacionais, como dos Estados Unidos, por exemplo, já garantiram presença no exercício.
Empresas mundiais de tecnologia, previamente cadastradas e aprovadas pelo Exército, também participarão das atividades, demonstrando produtos tecnológicos de ponta que poderão ser usados em ações operacionais militares onde há escassez de recursos.
A previsão é de que os exercícios mobilizem cerca de mil pessoas entre civis e militares.
A região amazônica foi escolhida por ser uma área de difícil acesso, que dificulta a locomoção e desafia os meios que precisam ser empregados para se alcançar os objetivos. A atividade envolve unidades de transporte, logística, manutenção, suprimento, evacuação e engenharia.
Nos containers que chegaram a Porto Velho está quase toda a base logística destinada a operação, armas, munição, gêneros alimentícios, hospital de campanha, macas, aparelhos médicos e odontológicos, medicamentos, UTI móvel, guindastes, geradores de energia e tanques de combustível.
Outros 20 caminhões devem passar por Porto Velho com destino a Manaus. Quatro balsas do Exército vão fazer o transporte dos equipamentos saindo do porto organizado de Porto Velho em direção a capital amazonense. A previsão é que a viagem dure 12 dias.
0 comentários:
Postar um comentário