Ao todo, são 31 cursos ofertados em várias áreas, para estudantes de 15 a 19 anos (Foto: José Domingos/Divulgação)
No dia 21 de agosto, 2.335 estudantes começarão a estudar no programa MedioTec, do governo federal, em cursos de ensino profissionalizante. As aulas acontecerão em escolas públicas da rede estadual de ensino em 8 municípios do Amapá. São 31 cursos em diversas áreas, para estudantes de 15 a 19 anos, informou a Secretaria de Estado de Educação (Seed).
O programa vai atender estudantes de Macapá, Santana, Mazagão, Porto Grande, Pedra Branca do Amapari, Vitória do Jari, Tartarugalzinho e Oiapoque. Entre os cursos técnicos ofertados estavam enfermagem, pesca, segurança do trabalho, informática, recursos humanos, agroecologia, artesanato, eletroeletrônica e saúde bucal.
Durante a aula inaugural, ocorrida nesta segunda-feira (14), o coordenador do programa no estado, Agnaldo Silva, explicou que os estudantes beneficiados receberão bolsa de assistência, que inclui vale-transporte e alimentação. Os uniformes e materiais escolares serão distribuídos gratuitamente.
Ao lado da mãe, Selma Gomes, o estudante Igor Gomes participou da aula inaugural do MedioTec (Foto: Jéssica Alves/G1)
“Essa é uma forma de manter o incetivo dos alunos que não têm condições de arcar com todas as despesas para poder estudar. O programa busca capacitar os estudantes com ensino profissionalizante para prepará-los melhor para o mercado de trabalho”, falou Silva.
O estudante Igor Gomes, de 16 anos, foi um dos contemplados do programa e informou que soube da oportunidade por meio da internet. Ele se inscreveu para o curso de comunicação visual e diz que pretende seguir carreira profissional na área.
“Sempre me interessei na área e quando vi na internet que as inscrições para o curso estavam abertas, logo busquei participar, pois é uma oportunidade de crescer profissionalmente em algo que quero trabalhar no futuro”, destacou.
A mãe de Igor, Selma Maria Gomes, de 42 anos, destacou que além do ensino profissional, o curso vai contribuir para o desempenho escolar do filho.
“Agora ele vai se dedicar muito mais aos estudos por causa dessa oportunidade”, avaliou Selma.
A previsão é que os cursos do MedioTec tenham duração de um a dois anos e meio, informou a Seed.
Tem alguma notícia para compartilhar? Envie para o VC no G1 AP ou por Whatsapp, nos números (96) 99178-9663 e 99115-6081.
0 comentários:
Postar um comentário