terça-feira, 29 de agosto de 2017

Quase 85% das vítimas de homicídios em Viçosa têm envolvimento com tráfico de drogas, diz PM

Um dia após o G1 ter divulgado que Viçosa vive uma onda de homicídios, a maior desde 2012, quando foi iniciada a série dos registros da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SESP), a reportagem conseguiu contato com a Polícia Militar (PM), que divulgou um levantamento e comentou a situação.

De janeiro a agosto de 2017 foram registrados 26 homicídios na cidade. O crescimento foi de 62,5% em relação ao mesmo período de 2016, conforme dados do Estado. Dos registros deste ano, de acordo com levantamento da PM, 22 vítimas, ou seja, 84% já tinham passagens por envolvimento com o tráfico de drogas na cidade e na região. Além disso, 24 pessoas destas assassinadas (96%), tinham registros na polícia por envolvimento em alguma atividade criminosa.

“O compromisso da PM é proteger a todos os cidadãos, tendo eles envolvimento ou não com atividades criminosas, mas estas pessoas acabam ficando mais expostas por se envolverem com pessoas perigosas e acabam se tornando vítimas potenciais”, explicou o tenente Eliel Eloi, chefe de Planejamento e Operação da 10ª Companhia de PM Independente.

O tenente revelou que através do trabalho desenvolvido pela inteligência da PM, desde maio deste ano foram ampliadas as patrulhas de prevenção na cidade, principalmente nos bairros onde há mais movimento de pessoas suspeitas de ligação com o tráfico de drogas.

“A PM já ampliou em maio o número de patrulhas de prevenção nos bairros e, neste mês, estava inclusa mais uma patrulha. Com este trabalho, visamos dificultar ao máximo a ação de criminosos que podem cometer homicídios por acertos de contas ou disputas por pontos de tráfico”, destacou.

Entre outras ações preventivas à criminalidade em Viçosa, o tenente declarou ainda que diversos policiais que ficavam restritos às atividades administrativas também estão participando de escalas com atividades nas ruas da cidade. Ele contou que a ação já ajudou a reduzir o número de roubos.

Roubos consumados diminuem em 2017

De acordo com os dados atualizados pela SESP, de janeiro a julho de 2017 Viçosa registrou 218 roubos consumados. O número é 14,5% menor em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram contabilizadas 255 ocorrências desta natureza.

“A diminuição no número de roubos mostra que os trabalhos de prevenção têm funcionado e contribuem para trazer mais sensação de segurança para a comunidade”, concluiu o tenente Eliel Eloi, chefe de Planejamento e Operação da 10ª Companhia de PM Independente, justificando que com relação a esta modalidade de crime a cidade teve resultado positivo.

0 comentários:

Postar um comentário