sexta-feira, 25 de agosto de 2017

'Quem matou Dandara foi o estado', diz ativista Helena Vieira

Apoio do Estado a grupos LGBT ainda é inexpressivo, diz ativista

Apoio do Estado a grupos LGBT ainda é inexpressivo, diz ativista

Mulher trans, escritora, ativista dos direitos humanos e assessora parlamentar, Helena Vieira é a entrevistada do G1. Ela fala sobre políticas públicas de assistência à comunidade LGBT, violência e os desafios de ser transgênero em uma sociedade ancorada em padrões. (assista no vídeo acima)

Para a militante, a luta das pessoas transgêneros é, antes de tudo, para serem reconhecidas como humanas: “O acesso à categoria de humanidade é o que nos é negado.”

Helena comenta o assassinato de Dandara dos Santos, travesti espancada até a morte no Bom Jardim, em fevereiro deste ano. E fala dos avanços na luta contra a discriminação e pelos direitos LGBT’s após a repercussão do caso.

A conversa também passa pela personagem Ivana, da novela A Força do Querer, e a visibilidade sobre as questões da transição de gênero levantadas na história. Sendo uma mulher trans, Helena foi uma das escolhidas por Glória Perez, autora da novela, para fazer parte de uma comissão formada para dar consultoria à construção da personagem.

A ativista já palestrou no TED (evento de palestras rápidas que ocorrem em vários países) em janeiro deste ano, com o tema "Protagonismo sem Máscaras", e costuma compartilhar vivências por meio das redes sociais, por onde Glória Perez entrou em contato com ela pela primeira vez.

0 comentários:

Postar um comentário