segunda-feira, 14 de agosto de 2017

‘Quero ser senadora’, diz jovem que sonha em participar de programa que leva ao Senado Federal

Geanne Santos, de 17 anos, tem desejo de participar do programa Jovem Senador (Foto: Fabiana Figueiredo/G1)Geanne Santos, de 17 anos, tem desejo de participar do programa Jovem Senador (Foto: Fabiana Figueiredo/G1)

Geanne Santos, de 17 anos, tem desejo de participar do programa Jovem Senador (Foto: Fabiana Figueiredo/G1)

“Se tiver a oportunidade, quero sim ser senadora”, disse a estudante Geanne Santos, de 17 anos. Ela participou na tarde desta segunda-feira (14) do lançamento do programa Jovem Senador, no Teatro das Bacabeiras, em Macapá. A ideia é levar estudantes da rede pública para conhecerem a rotina de trabalho no Senado Federal, em Brasília.

“Eu gosto muito de escrever. Infelizmente poucos alunos se interessam por isso, mas eu me interessei bastante no projeto e quero participar. As pessoas têm uma visão muito errada sobre política. Eu queria entender melhor e ficar mais por dentro de como isso funciona”, falou a estudante.

Projeto Jovem Senador foi apresentado nesta segunda-feira (14) para alunos da rede pública (Foto: Fabiana Figueiredo/G1)Projeto Jovem Senador foi apresentado nesta segunda-feira (14) para alunos da rede pública (Foto: Fabiana Figueiredo/G1)

Projeto Jovem Senador foi apresentado nesta segunda-feira (14) para alunos da rede pública (Foto: Fabiana Figueiredo/G1)

Geanne é aluna do 3º ano do ensino médio da escola Maria Carmelita do Carmo, onde também estudou a atual Jovem Senadora amapaense, Ingrid Pereira, de 18 anos. Em 2016, ela visitou o Senado, participou da produção de projetos de lei e contou que voltou ao Amapá com novas perspectivas de vida.

“Eu não acreditei quando falaram que eu ganhei. Por causa de uma redação e por essa vivência agora eu enxergo o mundo, eu vejo o mundo de outra forma. A perspectiva, o ângulo que eu olhava era meio distorcido. Agora eu consigo entender melhor”, falou Ingrid, que estuda história na Universidade Federal do Amapá (Unifap).

Ingrid Pereira é atual Jovem Senadora pelo Amapá, que foi à Brasília em 2016 (Foto: Fabiana Figueiredo/G1)Ingrid Pereira é atual Jovem Senadora pelo Amapá, que foi à Brasília em 2016 (Foto: Fabiana Figueiredo/G1)

Ingrid Pereira é atual Jovem Senadora pelo Amapá, que foi à Brasília em 2016 (Foto: Fabiana Figueiredo/G1)

Para participar do programa Jovem Senador, estudantes da rede pública de ensino de até 19 anos podem disputar a vaga do estado, inscrevendo uma redação. com o tema “Brasil plural: para falar de intolerância”.

O texto deve ser entregue até sexta-feira (18) à Secretaria de Estado da Educação (Seed). Podem se inscrever alunos do ensino médio regular, ensino técnico na modalidade integrada ou educação de jovens e adultos.

O estudante com o melhor texto escolhido vai viajar até Brasília, no período de 27 de novembro a 2 de dezembro, quando vai conhecer a estrutura e o funcionamento do Senado. Eles também vão poder construir projetos, passando pelas comissões, que poderão ser escolhidos por algum senador para transformá-los em leis.

“Os jovens que participaram dizem que é uma experiência única. Ano passado, a Ingrid retornou falando que não olha mais a política hoje como ela via antes, que é muito mais que a politicagem. É um compromisso sério onde eles têm a oportunidade de criarem projetos de leis que modificam todo o país”, concluiu a coordenadora do programa no Amapá, Erenice Fontoura.

Plenário do Senado Federal, em Brasília, durante sessão especial de posse dos Jovens Senadores 2016 (Foto: Jane de Araújo/Agência Senado)Plenário do Senado Federal, em Brasília, durante sessão especial de posse dos Jovens Senadores 2016 (Foto: Jane de Araújo/Agência Senado)

Plenário do Senado Federal, em Brasília, durante sessão especial de posse dos Jovens Senadores 2016 (Foto: Jane de Araújo/Agência Senado)

Tem alguma notícia para compartilhar? Envie para o VC no G1 AP ou por Whatsapp, nos números (96) 99178-9663 e 99115-6081.

0 comentários:

Postar um comentário