quinta-feira, 31 de agosto de 2017

Uberlândia 129 anos: crianças falam sobre a cidade e o que esperam do futuro

A série de reportagens para comemorar o aniversário de Uberlândia segue nesta quinta-feira (31) com a opinião dos habitantes mais novos da cidade.

O G1 conversou com crianças que estudam, brincam e vivem no munícipio. Os pequenos têm nove e dez anos e comentaram sobre o que esperam do futuro, o que mais gostam na cidade, o que esperam que melhore e também como acham que o município vai estar quando eles crescerem.

Confira abaixo o que elas têm a dizer sobre onde vivem.

Nicole de Almeida Costa, de 10 anos, falou sobre o que mais gosta de fazer , o que quer ser quando crescer e sobre o que espera de Uberlândia (Foto: Marielle Moura/G1)Nicole de Almeida Costa, de 10 anos, falou sobre o que mais gosta de fazer , o que quer ser quando crescer e sobre o que espera de Uberlândia (Foto: Marielle Moura/G1)

Nicole de Almeida Costa, de 10 anos, falou sobre o que mais gosta de fazer , o que quer ser quando crescer e sobre o que espera de Uberlândia (Foto: Marielle Moura/G1)

Quando Nicole de Almeida Costa, de 10 anos, ouviu a pergunta: "O que você quer ser quando crescer”, respondeu com convicção que a profissão que escolheu é ser médica veterinária e na cidade. Sobre o lugar preferido em Uberlândia, também não foi difícil de escolher. “Eu gosto muito de ir ao Parque do Sabiá, brincar nos brinquedos que tem lá, olhar as paisagens e também os bichos, porque eu amo os animais,” disse.

Mas este não é o único lugar que a pequena gosta de ir. Nicole também comentou que vai ao cinema e que este é um programas preferidos com os primos, que também moram na cidade. Ela ainda comentou que a família tem aquela tradição de se reunir e principalmente fazer churrascos aos finais de semana.

Em uma das reportagens da série especial do aniversário de Uberlândia, o G1 ouviu a história dos idosos sobre a cidade e Nicole também comentou o que os avós dela falavam sobre décadas atrás. “Minha avó me conta que a cidade não era tão violenta, que eles brincavam e pulavam carnaval na rua a noite toda sem ter medo”, lembrou.

Arthur falou sobre a cidade e como acha que ela vai estar no futuro. (Foto: Marielle Moura/G1)Arthur falou sobre a cidade e como acha que ela vai estar no futuro. (Foto: Marielle Moura/G1)

Arthur falou sobre a cidade e como acha que ela vai estar no futuro. (Foto: Marielle Moura/G1)

Já para Arthur Augustus Pereira Oliveira, de 9 anos, os parques da cidade são uma ótima opção para se divertir. “Amo os parques, os brinquedos que têm lá. Tasmbém gosto de poder ficar olhando os animais,” afirmou o menino que, ao ser perguntado o que queria ser quando crescer, respondeu o mesmo que Nicole: medicina veterinária, que está entre as profissões mais preferidas das crianças da escola.

Arthur, que mora com a mãe, no Bairro Presidente Roosevelt, disse que nesta quinta-feira (31), o melhor jeito de comemorar o aniversário de Uberlândia é ficar um tempo com a família fazendo um almoço bem gostoso.

Sobre o Futuro

As crianças falaram para a reportagem como elas esperam que Uberlândia esteja quando elas estiverem maiores e lidando mais com os problemas que "os grandes" enfrentam. Entre os desejos para o futuro, elas contaram que esperam mais pessoas morando no município, mais hospitais e construções e menos violência.

Nicole,por exemplo, comentou que gostaria de que quando for adulta a cidade seja mais segura. “Tomara que a cidade melhore, principalmente com a violência. Acho também que a cidade vai ter mais casas e mais pessoas e hospitais,” destacou.

Arthur também lembrou da violência da cidade, porém acha que a Uberlândia de daqui alguns anos vai ser "mais cheia". “Acho que daqui algum tempo a cidade vai ter muito mais pessoas, carros, e hospitais. Então eu gostaria que tivesse mais ônibus e mais escolas, além de hospitais. A população também com certeza estará maior e espero que a violência diminua, por que é importante,” concluiu.

De acordo com o último senso divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE), em Uberlândia vivem aproximadamente 40.900 crianças entre idades de cinco até dez anos.

0 comentários:

Postar um comentário