sábado, 16 de setembro de 2017

Dia D da Campanha de Multivacinação lota Unidades Básicas de Saúde de Macapá

População precisou enfrentar fila na UBS do Santa Inês, em Macapá (Foto: Rita Torrinha/G1AP)População precisou enfrentar fila na UBS do Santa Inês, em Macapá (Foto: Rita Torrinha/G1AP)

População precisou enfrentar fila na UBS do Santa Inês, em Macapá (Foto: Rita Torrinha/G1AP)

A assessora comercial Danuza Santos chegou à Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Santa Inês por volta das 10h, para atualizar o cartão de vacinação da filha Graziela Mescouto, de 4 anos. A única que faltava era a DTP, contra difteria, tétano e coqueluche, para sorte da pequena, que só precisou levar uma agulhada na coxa.

“Sentimos a dor junto com nossos filhos, mas não tem jeito, é para o bem dela. Nossa responsabilidade como mãe é cuidar”, disse Danuza, que enfrentou uma enorme fila no dia D da Campanha Nacional de Multivacinação 2017, que ocorre neste sábado (16).

Coordenadora municipal de Imunização, Jorsette Cantuária (Foto: Rita Torrinha/G1AP)Coordenadora municipal de Imunização, Jorsette Cantuária (Foto: Rita Torrinha/G1AP)

Coordenadora municipal de Imunização, Jorsette Cantuária (Foto: Rita Torrinha/G1AP)

Foram disponibilizadas pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) mais de seis mil doses para a ação de 2017, distribuídas em 11 tipos de imunização. A expectativa é de que pelo menos duas mil crianças e adolescentes sejam vacinados, informou a coordenadora municipal de Imunização, Jorsette Cantuária.

A campanha de atualização do cartão de saúde teve início na segunda-feira (11), mas a procura foi intensa no Dia D, desde às 8h, quando iniciaram os atendimentos. A maior demanda foi da vacina contra o HPV, que já foi reabastecida nas unidades durante a semana.

“A campanha começou oficialmente no início da semana e muitas unidades já foram reabastecidas com a vacina contra HPV, a mais procurada. Os adolescentes e jovens estão vindo se vacinar. As UBSs estão lotadas”, disse a coordenadora.

Matheus Castelo recebeu a dose da HPV e saiu com o cartão atualizado (Foto: Rita Torrinha/G1)Matheus Castelo recebeu a dose da HPV e saiu com o cartão atualizado (Foto: Rita Torrinha/G1)

Matheus Castelo recebeu a dose da HPV e saiu com o cartão atualizado (Foto: Rita Torrinha/G1)

O estudante Matheus castelo, de 12 anos, chegou com a mãe para atualizar o cartão e demonstrou consciência do dever de manter as vacinas em dia.

“Minha mãe sempre me acompanha, pra dar aquela força. A gente tem que se cuidar para evitar ficar doente. Eu sou diabético, então estou acostumado com as picadas, não dói mais”, falou, após receber a dose da HPV.

Para quem perdeu o Dia D, as unidades de saúde continuarão fazendo a atualização do cartão até o dia 22 de setembro.

Tem alguma notícia para compartilhar? Envie para o VC no G1 AP ou por Whatsapp, nos números (96) 99178-9663 e 99115-6081.

0 comentários:

Postar um comentário