Em alusão ao ‘Setembro Amarelo’, mês de conscientização e prevenção do suicídio, será realizado em Cacoal (RO), município a 480 quilômetros de Porto Velho, o I Fórum de Políticas Públicas de Prevenção ao Suicídio. O encontro será realizado na Câmara de Vereadores na quinta-feira (21) e será aberto ao público. Acadêmicos que participarem receberão certificados de 3h de atividades complementares.
Segundo Maria Simões, organizadora do evento, a ideia é debater sobre a problemática que vem crescendo em Cacoal.
“Somente em 2016 foram 10 suicídios diretos registrados no município, isso sem contar os pacientes que tomam veneno ou medicamentos, e não entram na estatística de suicídio. Esse ano outros casos já ocorreram, então percebemos que esse problema vem aumentando”, destacou Simões.
Debates sobre políticas públicas de prevenção serão levantados durante o fórum, e para dar embasamento às discussões haverá a participação de dois psicólogos e uma missionária para abordar temas relacionados ao assunto.
“Queremos mostrar o que leva a pessoa ao suicídio e mostrar quais os caminhos podemos oportunizar para essas pessoas. Nós sabemos que a porta de entrada para o suicídio é a depressão, ao ponto das pessoas acreditarem que tirar a própria vida é a solução”, explicou a organizadora.
Os psicólogos ministrarão duas palestras com os temas: ‘Viver vale a pena’, e ‘Dialogar e Prevenir’. Já a missionária abordará a palestra ‘Pelos olhos da fé’. O fórum será aberto a participação da população.
“Qualquer pessoa poderá participar. Os acadêmicos terão três horas de atividades complementares e receberão certificados”, afirmou.
As pessoas que quiserem receber os certificados terão que se inscrever de forma antecipada na Câmara de Vereadores das 7h às 17h.
O I Fórum de Políticas Públicas de Prevenção ao Suicídio será na quinta-feira, a partir das 19h na Câmara de Vereadores.
0 comentários:
Postar um comentário