sábado, 14 de outubro de 2017

Cafés produzidos na Amazônia são destaques em exposição que inicia neste domingo em Porto Velho

O evento é uma promoção da Embrapa Rondônia (Foto: Divulgação/Assessoria)O evento é uma promoção da Embrapa Rondônia (Foto: Divulgação/Assessoria)

O evento é uma promoção da Embrapa Rondônia (Foto: Divulgação/Assessoria)

Os cafés que são produzidos na Amazônia, com ênfase na produção de Rondônia, serão apresentados ao público durante a exposição ‘Robusta Rocks’ que começa neste domingo (15) no shopping de Porto Velho.

Durante oito dias de exposição, na Praça Calama, no 1º piso do shopping, os visitantes poderão degustar os cafés e conhecer o processo de produção, indo do plantio ao processo de beneficiamento.

Em nota à imprensa, a Embrapa, organizadora do evento, explicou que a exposição busca guiar o espectador para ‘uma verdadeira viagem sensorial’, tendo acesso ao grão por meio da visão, tato, aroma e paladar.

No nome da exposição é uma homenagem ao pesquisador da Embrapa Rondônia Enrique Alves, que, de acordo com a assessoria, compara os diferentes cafés aos diferentes estilos musicais, fazendo essa analogia sempre que precisa explicar as características da bebida dos cafés amazônicos.

Café especial é produzido em Itarana, no Espírito Santo (Foto: Vinícius Gonlçaves/ TV Gazeta)Café especial é produzido em Itarana, no Espírito Santo (Foto: Vinícius Gonlçaves/ TV Gazeta)

Café especial é produzido em Itarana, no Espírito Santo (Foto: Vinícius Gonlçaves/ TV Gazeta)

O café da espécie arábica seria bossa nova e o robusta rock’n roll. O objetivo principal da exposição é a valorização dos cafés de Rondônia, o canéfora (conilon e robusta), e mostrar os benefícios do uso de tecnologias para a obtenção de cafés com qualidade e sabor diferenciado.

A exposição contará com a realidade virtual, que recriará o ambiente produtivo e levará o espectador a se sentir dentro de um cafezal, para que seja conhecido todo o processo de produção do café, do campo à xícara, passando também pela pesquisa e tecnologia.

A exposição ocupará 115 metros quadrados do shopping e, segundo a Embrapa, além da sessão de vídeos em realidade virtual, o espaço terá uma cafeteria, onde os visitantes poderão preparar seu próprio café e degustar a bebida em diferentes opções de blends (misturas) dos grãos produzidos no estado. Também poderão ver de perto plantas de café, mudas clonais, grãos e uma identidade visual que valoriza a cafeicultura de Rondônia.

Confira a programação para a semana:

Dia 20, às 19h - curso de degustação de cafés (vagas limitadas e inscrições no estande da exposição).
Dia 21, às 19h - lançamento de uma nova marca de cafés especiais da Amazônia.
Dia 22, às 19h - cerimônia de encerramento da exposição, com apresentação do coral da Unir, cantando Beatles.

0 comentários:

Postar um comentário