domingo, 15 de outubro de 2017

Cartórios do AP vão atualizar CPF junto com registro de óbito para evitar fraudes

Inscrições de CPF vinculadas ao registro de óbito terão a situação cadastral de Titular Falecido (Foto: Divulgação/CGJ-MA)Inscrições de CPF vinculadas ao registro de óbito terão a situação cadastral de Titular Falecido (Foto: Divulgação/CGJ-MA)

Inscrições de CPF vinculadas ao registro de óbito terão a situação cadastral de Titular Falecido (Foto: Divulgação/CGJ-MA)

Um novo sistema será implantado nos cartórios no Amapá para atualizar a situação do Cadastro de Pessoa Física (CPF) junto com o registro de óbito. A medida faz parte de uma lei federal sancionada pelo presidente Michel Temer e visa combater fraudes no uso indevido do documento de pessoas que já faleceram.

Além do Amapá, outros 14 estados deverão fazer o novo procedimento. O sistema integra as bases de dados com a Receita Federal. As inscrições de CPF vinculadas ao registro de óbito terão a situação cadastral de Titular Falecido perante órgãos públicos e entidades privadas. A expectativa é que os primeiros documentos sejam atualizados em 2018.

A novidade vale para os estados de São Paulo, Santa Catarina, Paraná, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal, Goiás, Pernambuco, Ceará, Piauí, Amapá, Roraima, Minas Gerais e Acre.

A atualização faz parte de um projeto iniciado em 2015, quando os cartórios passaram a emitir certidões de nascimento junto com o número do CPF, sem custo adicional para as famílias. Isso acontece porque a Receita Federal montou uma central nacional para integrar os dados com os cartórios.

A próxima etapa, prevista para 2018, prevê a atualização dos dados cadastrais do usuário logo após o casamento, evitando a necessidade de deslocamento e gastos para a alteração de nomes no cadastro da Receita.

Tem alguma notícia para compartilhar? Envie para o VC no G1 AP ou por Whatsapp, nos números (96) 99178-9663 e 99115-6081.

0 comentários:

Postar um comentário