segunda-feira, 2 de outubro de 2017

Codau desliga sistema que faz transposição do Rio Claro para o Rio Uberaba

Melhora da vazão do Rio Uberaba já pode ser notada na manhã de sábado (30) (Foto: Codau/Divulgação)Melhora da vazão do Rio Uberaba já pode ser notada na manhã de sábado (30) (Foto: Codau/Divulgação)

Melhora da vazão do Rio Uberaba já pode ser notada na manhã de sábado (30) (Foto: Codau/Divulgação)

Na manhã desta segunda-feira (2), o Centro Operacional de Desenvolvimento e Saneamento de Uberaba (Codau) informou que o sistema de transposição do Rio Claro para o Rio Uberaba foi desligado neste domingo (1º). Segundo a autarquia, a quantidade de chuva que caiu no município desde a última sexta-feira (29) resultou em uma melhora significativa para vazão do rio que abastece a cidade.

Entre sexta e até a manhã desta segunda-feira, a precipitação registrada pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) foi de 40,2 mm. Desde então, conforme o Codau, o abastecimento voltou a ser normalizado com todos os Centros de Reservação em plena capacidade e distribuindo água regularmente para a população.

O sistema de transposição havia sido acionado no dia 11 de agosto, portanto, acionado ao longo de 52 dias. Como há previsão de novo período de chuvas reduzidas em Uberaba, o Codau também informou que o sistema de transposição, apesar de desligado, vai continuar montado no Rio Claro, tendo em vista o boletim climatológico divulgado pelo Inmet para os meses de outubro, novembro e dezembro, que indica probabilidades de atraso no início da estação chuvosa na grande área central do Brasil.

A orientação do Codau continua sendo a população adotar hábitos de economia de água, em especial ações diárias de combate ao desperdício, que devem ser uma meta do ano todo e não somente no período da seca.

0 comentários:

Postar um comentário