sábado, 14 de outubro de 2017

Feirantes e guardas municipais entram em confronto no entorno da Catedral de Fortaleza

Feirantes e guardas municipais entraram em confronto na manhã deste sábado (14) nas imediações da Catedral Metropolitana de Fortaleza e Mercado Central no Centro. O tumulto ocorreu próximo a Rua José Avelino, local onde há alguns meses era ocupado por feirantes.

Após a confusão, duas pessoas foram encaminhas para o 34º Distrito Policial, no Centro da capital, para prestar esclarecimentos. Segundo o subinspetor do Grupo de Operações Especiais da Guarda Municipal, De Carvalho, o órgão fazia a segurança dos fiscais da prefeitura de Fortaleza que faziam inspeções nas mercadorias dos feirantes. Quando os fiscais da prefeitura começaram a recolher alguns produtos dos feirantes houve o tumulto.

“Estávamos fazendo a segurança dos fiscais da prefeitura. Quando os fiscais recolheram os produtos de alguns feirantes, alguns deles ficaram com raiva e começaram a jogar pedras e outros objetos nos fiscais e nos guardas municipais. Para controlar a situação jogamos granadas de efeito moral”

Uma pessoa que realizava compras e que estava próximo a confusão disse que foi atingida por uma bala de borracha. Porém, ainda segundo De Carvalho não houve disparos de bala de borracha e o que provavelmente atingiu a cliente que passava perto dos feirantes foram estilhaços da granada.

Um fiscal da prefeitura de Fortaleza ficou ferido e foi encaminhado para um hospital e em seguida para o Instituto Médico Legal (IML) para realizar exames de corpo de delito.

Requalificação e urbanização da José Avelino

Depois de obras de requalificação e urbanização, a Rua José Avelino e a Avenida Alberto Nepomuceno, no Centro de Fortaleza, foram inauguradas no último dia 6 de outubro. A reforma da área durou quatro meses, com investimento de R$ 2 milhões.

Supervisionada pela Secretaria Municipal da Cultura (Secultfor), por se tratar de uma via tombada, a Rua José Avelino recebeu novas calçadas, além de drenagem, restauração, recolocação das pedras originais da via e preservação da demarcação do trilho do antigo bondinho.

Já na Avenida Alberto Nepomuceno, ponto turístico da capital foram construídas novas calçadas, faixas elevadas para pedestres, ciclofaixa bidirecional, canteiro central e recapeamento asfáltico. Outras quatro ruas da região foram asfaltadas, como as ruas Conde D´eu, Rufino de Alencar, Sobral e Travessa Icó.

A iluminação nas duas vias foram alteradas, passando a contar com novos postes e lâmpadas em LED. Ecoponto e paisagismo ao longo dos passeios e canteiro central, também foram instalados.

A Rua José Avelino é conhecida pela feira de comércio popular, que devido às obras de revitalização deixou de funcionar no dia 15 de maio. Em fevereiro de 2017, a Prefeitura de Fortaleza anunciou a interdição das vias para obras. Parte dos feirantes foram realocados em outros espaços, mas durante a reforma, ambulantes continuaram vendendo na área mesmo sem permissão. Estão autorizados a funcionar atualmente apenas os galpões que se regularizaram na Prefeitura.

0 comentários:

Postar um comentário